Benefícios – Dieta Mediterrânea

POR QUE A DIETA MEDITERRÂNEA É EFICAZ?Dieta Mediterranea - Beneficios

Alguns princípios da dieta mediterrânea representaram, e continuam a representar uma das melhores defesas contra doenças como arteriosclerose, hipertensão, infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral.

A dieta a base de carboidratos (pão, massas) ainda melhor se integral, legumes, peixes, azeite e fruta, fornece proteínas, lipídios e açúcares com alto valor nutritivo, baixo teor de colesterol, gorduras saturadas e açúcares simples. É rica em vitaminas, minerais e fibras.

Frutas, legumes e alimentos integrais, são extremamente ricos em antioxidantes têm um efeito protetor contra doenças cardiovasculares e algumas formas de câncer.Dieta Mediterranea coracao

Os tomates, por exemplo, além de serem ingredientes típicos da dieta mediterrânea são ricos em antioxidantes, e em particular o licopeno, uma substância capaz de prevenir o câncer de próstata.

Mesmo a fibra alimentar é um componente muito importante da dieta. Com sua ação evita excessos, dando uma sensação de saciedade precoce, regula a função intestinal, modula a absorção de nutrientes e processos metabólicos. Ela também tem um desintoxicante e  é anticancerígena, graças ao elevado teor de vitamina encontrado nos alimentos no qual está contido.

O peixe é um dos alimentos mais completos, pois é rico em proteínas, em minerais como fósforo, cálcio, iodo e ferro. Devido aos seus princípios nutricionais é um dos pratos básicos da dieta mediterrânea.Dieta Mediterranea - peixe

A dieta mediterrânea é ideal para o combate: arteriosclerose, doenças cardíacas, hipertensão, diabetes, câncer (especialmente do sistema digestivo) e distúrbios da motilidade intestinal (ou seja, síndrome do intestino irritável).

A dieta mediterrânea é também um patrimônio histórico e cultural de grande importância e é proposto como um símbolo de uma cozinha cuja simplicidade, imaginação e bom gosto são apreciados em todo o mundo. 🙂

Iaponira Diniz

Quem faz Iaponira Diniz

Nascida na cidade do Rio de Janeiro, carioca da gema, me apaixonei pela Itália na minha primeira viagem em 2009. Assim que coloquei meus “pezinhos” nesta terra decidi que era aqui que gostaria de ficar durante um bom tempo… Depois da minha primeira viagem por essas bandas, todas as minhas próximas férias foram dedicadas exclusivamente para conhecer e explorar ainda mais este maravilhoso País!!! Apaixonada por vinhos, queijos, massas, doces, viagens, onde mais eu poderia estar??

Assine a minha lista para receber dicas, receitas e atualizações do Blog, e ganhe um e-Book com 10 receitas italianas!

Respeito sua privacidade!! NUNCA enviarei SPAM!!

6 ideias sobre “Benefícios – Dieta Mediterrânea

  1. Ola Iaponira,
    Aguardo ansiosa as receitas!
    Como ja gosto de tudo isso, sei que vai nos dar dicas maravilhosas vindas dai da Italia!
    Baccio per te

  2. Oi Iapo, adorei a matéria e estou muita interessada em saber mais sobre a dieta. Receitas para essa dieta …. Seria muito bem-vindo . Ajudaria e incentivaria bastante.
    Beijos
    Dri

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *