Castiglione del Lago

Castiglione del Lago - Capa

Hoje meu post é sobre um borgo medieval que fica localizado na região da Umbria, e faz parte de um conjunto de cidades circundadas pelo belo lago de Trasimeno. A cidade se chama Castiglione del Lago e além do espetáculo insuperável de toda a natureza ao seu redor, oferece a possibilidade da prática de esportes náuticos como vela, windsurf, esqui, canoagem e etc…

Castiglione del Lago - Visao do Lago

Começamos a explorar o borgo passando pela porta principal que se chama Porta Senese, a cidade se encontra a 304 metros acima do nível do mar e tem uma vista espetacular do lago. O borgo é todo murado e dividido em duas grandes partes. A primeira diz respeito ao Palazzo Ducale e sua fortaleza enquanto que a outra parte é destinada aos estabelecimentos comercias e residências. Castiglione de Lago possui um centro histórico muito antigo, onde o passado medieval se mistura com o moderno dando vida a um borgo muito elegante.

Castiglione del Lago  Entrada Porta Senese

Assim que passamos pela porta principal do borgo, podemos ver a nossa esquerda a Igreja de Santa Maria Maddalena, padroeira da cidade de Castiglione del Lago, e que foi toda reformada pelo famoso arquiteto Giovanni Caproni entre os anos de 1836 e 1860.

Castiglione del Lago - Igreja Santa Maria Madalena

Caminhando um pouquinho mais nos deparamos com a Piazza del Tribunale, que fica a direita da rua principal e é a maior praça da cidade. A coisa interessante desse borgo é que o centro histórico é bem pequeno, temos a rua principal, uma outra rua paralela e todas as praças da cidade, que se encontram dentro do centro histórico fazem a ligação dessas duas ruas. 🙂Castiglione del Lago -  Piazza del tribunale

O borgo apesar de ser pequeno possui uma arquitetura muito interessante com belos edifícios históricos e “botegas” (assim são chamados os estabelecimentos comerciais que vendem, salames, queijos produtos típicos da região) onde os comerciantes te convidam para provar as suas mercadorias.Castiglione del Lago - Arquitetura da Cidade

Depois de caminhar pelo centro histórico, degustar alguns produtos locais e obviamente comprar algumas coisinhas, nos dirigimos para conhecer uma Fortaleza conhecida como “Rocca del Leone”, e a curiosidade dessa fortaleza é que sua planta foi projetada em forma pentagonal que seria inspirada na Constelação de Leão. Só que antes de chegarmos na fortaleza passamos por um jardim no mínimo interessante….cheio de oliveiras carregadas de azeitonas. 🙂Castiglione del Lago - Jardim das Oliveiras 2

A coisa inesperada do nosso passeio foi que como demoramos um pouco desfrutando do centro histórico de Castiglione del Lago, quando chegamos para visitar a Rocca del Leone, a fortaleza já se encontrava fechada. Foi uma enorme decepção, pois dizem que a vista do Lago de Trasimeno ao percorrer os muros da Fortaleza é realmente excepcional. Da próxima vez vou ficar atenta aos horários de visita, pois aqui o normal é ter um horário diferenciado entre o verão e o inverno.

E esse foi o nosso passeio a Castiglione del Lago, com a promessa de voltar para ver a Rocca del Leone.

Agora vou deixar você curtindo mais algumas fotos…

Vista da Porta SeneseCastiglione del Lago - Viisao da Porta Senese

Edifício com uma bela arquiteturaCastiglione del Lago - Arquitetura da Cidade 2

Visão do BorgoCastiglione del Lago - Borgo

Torre da Igreja Santa Maria MaddalenaCastiglione del Lago -  Torre da Igreja Santa Maria Madalena

Botega com produtos típicos da regiãoCastiglione del Lago - Coisas Tipicas

Queijos…Castiglione del Lago - Queijos

Visão do borgo olhando na direção da Porta SeneseCastiglione del Lago - Visao da Porta de dentro do Borgo

Jardim de OliveirasCastiglione del Lago - Jardim de Oliveiras

Ruas de Castiglione del LagoCastiglione del Lago - Ruas

Mais vista do Lago di TrasimenoCastiglione del Lago - Visual Lago 01

Visão externa da Igreja de Santa Maria MaddalenaCastiglione del Lago - Visao Externa da Igreja

Bem agora espero que você curta o vídeo que eu fiz. Você vai reparar que tem uma hora que eu chamo Castiglione del Lago de Castiglione della Pescaia que é um outro post que eu fiz… Até eu mesma ri 🙂 Isso que dá ter um monte de cidades com nomes parecidos. 🙂

Pensando em conhecer Castiglione del Lago? Aproveite para fazer a sua reserva pelo Booking!

Ah…e não se esqueça de deixar um COMENTÁRIO aqui embaixo!

BUON APPETITO!

 

Iaponira Diniz

Quem faz Iaponira Diniz

Nascida na cidade do Rio de Janeiro, carioca da gema, me apaixonei pela Itália na minha primeira viagem em 2009. Assim que coloquei meus “pezinhos” nesta terra decidi que era aqui que gostaria de ficar durante um bom tempo… Depois da minha primeira viagem por essas bandas, todas as minhas próximas férias foram dedicadas exclusivamente para conhecer e explorar ainda mais este maravilhoso País!!! Apaixonada por vinhos, queijos, massas, doces, viagens, onde mais eu poderia estar??

Assine a minha lista para receber dicas, receitas e atualizações do Blog, e ganhe um e-Book com 10 receitas italianas!

Respeito sua privacidade!! NUNCA enviarei SPAM!!

16 ideias sobre “Castiglione del Lago

  1. Como sempre maravilhoso este lugar. Realmente a Itália é muito interessante. Bjs e obrigada por nos proporcionar tamanha beleza.

  2. Meu Deus, que maravilha! Muito lindo. A Itália tem muitas qualidades e beleza. Amei. Parabéns pelo seu vídeo, amiga. Como sempre, maravilhoso.
    Deus abençõe seu trabalho e sua semana. bjs no <3.

  3. Adooooro seus posts, fico Muito feliz em nos proporcionar estas experiencias e conhecimentos deste maravilhoso País que tanto amo.
    Bjo com carinho e agradecimento.

  4. Io ho conosciuto questo Borgo è veramente bellissimo. Le vie, le Piazze , la Rocca, Le BOTTEGHE fantastiche.
    La Torta al Testo una DELIZIA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *