Curiosidades – Dia da Epifania (Befana)

befana blogO Dia da Epifania (Befana) é uma festa cristiana celebrada em 6 de janeiro, o termo “Epifania” significa aparição, manifestação e vem do grego “epiphaneia.”

Aqui na Itália é representada pela Befana que é ansiosamente esperada pelas crianças…  mas quem é a Befana? La Befana, é um místico personagem com aspectos de uma velhinha que, na noite de 5 e 6 de janeiro, coloca doces nas meias das crianças que se comportaram bem e para quem se comportou mal ela deixa um carvão!!!Meia da Befana

Existe uma lenda que conta que os Reis Magos dirigiam-se a Belém para levar os presentes à Jesus, mas não conseguiam encontrar o caminho. Na estrada encontram uma velhinha (Befana) e pediram informações para ela. Agradecidos pela ajuda, os Reis convidaram a senhora para acompanhá-los, mas ela não foi.Doces da Befana

Depois, arrependida, preparou um cesto de doces e foi procurar os Reis e o menino Jesus, mas não os encontrou. Na esperança de encontrar o pequeno Jesus, ela foi distribuindo doces em todas as casas onde encontrava uma criança.

Agora vamos a nossa receita de biscoito da Befana…

BEFANINI TOSCANI

befanini biscotti

INGREDIENTES:

500grs.  farinha de trigo        300grs. açúcar              2 colh.sopa de baunilha
16grs.  fermento em pó          4 ovos                           200grs. manteiga derretida
1 pitada de sal                         Cascas de um limão    50 ml de licor de anis (*)
Granulado para confeitar

(*) Pode se utilizar rum ou maraschino no lugar do licor de anis)

 

MODO DE FAZER:

1 – Em uma tigela bata três ovos com o açúcar e a baunilha até obter uma mistura espumosa e esbranquiçada. Se preferir usar a batedeira use a velocidade baixa.

2 – Misture a manteiga derretida , mas não pode ser quente e a farinha , mexendo sempre para evitar a formação de caroços. Quando você obter uma homogênea e lisa , misture o licor escolhido, as raspas de limão e o fermento.

3 – Cubra a massa e deixe descansar por meia hora. Pré-aqueça o forno a 180 graus e cubra um tabuleiro com papel manteiga. Depois da massa descansada, sove sobre uma superfície enfarinhada e estenda com um rolo deixando a massa com uma espessura de mais ou menos uma polegada.

4 – Em seguida, você pode cortar a massa em diferentes formas : bruxas , gatos,estrelas, cometas, etc . Essas formas podem ser encontradas em lojas especializadas para doces. Pincele os biscoitos com um ovo batido, decore com granulado colorido e organize-os na assadeira.

5 – Asse os biscoitos por cerca de 20-30 minutos ou até que se tornem dourados. Tenha cuidado para não deixa-los escurecer muito. Deixe esfriar e estão prontos para serem saboreados. Mantenha em recipientes hermeticamente fechados ou sacos de para congelar bem fechados.

BUON APPETITO!!

Iaponira Diniz

Quem faz Iaponira Diniz

Nascida na cidade do Rio de Janeiro, carioca da gema, me apaixonei pela Itália na minha primeira viagem em 2009. Assim que coloquei meus “pezinhos” nesta terra decidi que era aqui que gostaria de ficar durante um bom tempo… Depois da minha primeira viagem por essas bandas, todas as minhas próximas férias foram dedicadas exclusivamente para conhecer e explorar ainda mais este maravilhoso País!!! Apaixonada por vinhos, queijos, massas, doces, viagens, onde mais eu poderia estar??

Assine a minha lista para receber dicas, receitas e atualizações do Blog, e ganhe um e-Book com 10 receitas italianas!

Respeito sua privacidade!! NUNCA enviarei SPAM!!

2 ideias sobre “Curiosidades – Dia da Epifania (Befana)

  1. Fique um bom tempo por ai, para colocar fotos e eventos, que acontece por aí

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *