Espaguete Amatriciana

Espaguete Amatriciana-960

Queria já ter postado essa receita do espaguete amatriciana, mas deixo aqui a minha homenagem a população de Amatrice, um dos borgos medievais mais lindos da Itália onde nasceu a receita do “Spaghetti all’Amatriciana” ! Muita força aos habitantes dessa cidade para recomeçar suas vidas apos a tragédia do terremoto ocorrido em 24/08/2016.

Uma das receitas símbolo da culinária tradicional italiana, simples, prática e extremamente saborosa.

Dificuldade: Fácil                                       Preparação: 15 min.

Quantidade: 4 pessoas

INGREDIENTES:

1gr. Pimenta Malagueta                                           10grs. de azeite de oliva  

75grs. de Queijo Pecorino Ralado                         100grs. Guanciale (bacon) 

350grs. Molho de Tomates                                      50grs Vinho Branco

1 pitada de Pimenta do Reino                                   

MODO DE FAZER:

Para começar o preparo do espaguete amatriciana corte a pimenta malagueta em tiras bem fininhas. Depois pegue o bacon, retire a parte dura e corte em fatias finas com cerca de 0.5cm de espessura.

Numa panela despeje o azeite de oliva, coloque o bacon já cortado e comece a fritá-lo mexendo sempre com uma espátula de forma que as tiras de bacon fiquem transparentes, adicione o vinho branco deixe evaporar, continuando a cozinhar.

Adicione a pimenta malagueta.  Quando o vinho tiver evaporado retire o bacon do fogo e coloque num papel toalha para escorrer a gordura e reserve em uma tigela pequena.

Despeje o molho de tomates na panela onde você fritou o bacon deixe cozinhar por alguns minutos para que o molho absorva o sabor do bacon.

Agora pegue uma panela grande e coloque água. Quando a água ferver coloque o sal e o espaguete inteiro. Deixe o espaguete cozinhar “al dente”, prestando atenção a quantidade de minutos descriminada na embalagem do macarrão.  Escorra o macarrão sem lavar.

Leve ao fogo a panela com o molho de tomates, coloque o macarrão, despeje o bacon, mexa por 1 minuto e coloque o queijo pecorino ralado e uma pitada de pimenta do reino. Seu espaguete amatriciana está pronto para ser servido.

Me conte como ficou a sua receita!

BUON APPETITO!

 pensou em ter mais receitas simples, práticas e fáceis como essa?

Quem sabe recordar os aromas e sabores de quando a Nonna cozinhava… 

Clique aqui e conheça o meu e-Book!

Divulgacao e-Book

E se você gosta de vinhos não pode deixar de conhecer meu Blog SaporeDiVino.

Clique aqui para conhecer!

Divulgacao Sapore 600

 

Iaponira Diniz

Quem faz Iaponira Diniz

Nascida na cidade do Rio de Janeiro, carioca da gema, me apaixonei pela Itália na minha primeira viagem em 2009. Assim que coloquei meus “pezinhos” nesta terra decidi que era aqui que gostaria de ficar durante um bom tempo… Depois da minha primeira viagem por essas bandas, todas as minhas próximas férias foram dedicadas exclusivamente para conhecer e explorar ainda mais este maravilhoso País!!! Apaixonada por vinhos, queijos, massas, doces, viagens, onde mais eu poderia estar??

Assine a minha lista para receber dicas, receitas e atualizações do Blog, e ganhe um e-Book com 10 receitas italianas!

Respeito sua privacidade!! NUNCA enviarei SPAM!!

2 ideias sobre “Espaguete Amatriciana

  1. Fiz uma outra versão dessa receita onde decidi misturar metade do bacon com metade de linguiça de pernil e ficou delicioso, com a vantagem de ser menos gorduroso!
    A receita tb pedia pra desidratar o bacon (e o guanciale) antes fazendo-os cozinhar num pouco de água (1-2 xíc.) até secar. Isso fez soltar a gordura enriquecendo o sabor do molho.
    Por último, adicionar 1 colher de açucar no final ao molho deu um toque diferente.
    Ficou muito bom.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *