Festival de Sanremo – Continuação

Sanremo: panorama notturnoSanremo: panoramic view at night

Vou relatar aqui os principais acontecimentos dos três primeiros dias do Festival de Sanremo. O festival se inicia com um protesto de dois operários da cidade de Nápoles que ameaçavam se jogar sobre o palcNapoletani Sanremoo,  e reivindicavam que o apresentador fizesse a leitura de uma carta escrita por eles. Eu nunca tinha visto nada igual na TV, acho que aí no Brasil, provavelmente teriam tirado o programa do ar. Enquanto aqui o apresentador tentava do palco convencê-los de que ninguém conseguia ouvi-los e os seguranças Fazio lettera Sanremotentavam se aproximar para retirá-los. Para resolver o mais rápido possível o apresentador se comprometeu a ler a carta e no final tudo acabou bem. para esclarecer para vocês, o teor da carta era sobre Teatro Calendario Sanremoa esperança de que algum político pudesse ouvir e tomar alguma atitude já que a empresa onde eles trabalhavam não pagava os funcionários há 16 meses e que tinham mais 800 pessoas na mesma situação. Relataram também que três pessoas se suicidaram por conta de não ter dinheiro para manter a família. Isso realmente é uma coisa triste, e aqui na Itália ainda sanremo-2014 Apresentadoresestamos passando pela crise econômica. A esperança é que em breve as coisas possam se resolver.  Bem, mas voltamos ao que interessa, ou seja, música. As duas primeiras noites foram dedicadas às interpretações dos cantores que são classificados como “Big”, conforme expliquei renga-sanremono post anterior. Em cada noite sete cantores apresentaram, cada um, duas músicas e por meio de votação, através de ligações, os telespectadores selecionaram as canções que deveriam continuar no festival. Na terceira noite do festival todos os 14 participantes voltaram ao palco para cantar as canções escolhidas pelo público e novamente foi aarisa-a-sanremo-2014berta uma votação, mas dessa vez para fazer uma pré-classificação que representará 25% dos votos que serão computados na final. Os candidatos da categoria “Nuove Proposte” também se apresentaram nesses dois dias e quatro dos oito cantores se classificaram para a final da categoria “Nuove Proposte” que vai ser realizada hoje, 21/02.

Segue aqui a pré-classificação da categoria “Big”:

1 – Francesco Renga – Vivendo Adesso (Devo confessar que é a minha canção preferida. 🙂 )
2 – Arisa – Controvento (Minha segunda preferida. 🙂 )
3 – Renzo Rubino – Ora
4 – Perturbazione – L’unica
5 – Raphael Gualazzi – Liberi o No
6 – Cristiano De Andrè – Il Cielo è Vuoto
7 – Giusy Ferreri – Ti Porto a Cena con me
8 – Antonella Ruggiero – Da Lontano
9 – Noemi – Bagnati dal Sole
10 – Riccardo Sinigallia – Prima di Andare Via
11 – Francesco Sarcina – Nel tuo sorriso
12 – Giuliano Palma – Cosi Lontano
13 – Ron – Sing in the Rain
14 – Frankie Hi-Nrg – Pedala

San Remo Roberto CarlosCuriosidade – Vocês sabiam que um cantor brasileiro venceu o Festival de Sanremo em 1968? Isso mesmo!!! Como podem ver na foto ao lado, Roberto Carlos foi o vencedor do Festival no ano de 1968, cantando uma canção de Sergio Endrigo, cantor e compositor italiano. Esta canção se chama “Canzone per te”. Quatro anos depois Roberto Carlos volta ao Festival de San Remo, em fevereiro de 1972, para competir com a canção Un Gato nel Blu, Sanremo LP Roberto Carlosde Gaetano ‘Toto’ Savio e Bigazzit com arranjos de Chiquinho de Moraes. Roberto estava mais maduro e tinha uma música que era considerada favorita, mas inesperadamente num efeito contrário de 1968, acabou sem passar da segunda eliminatória. Vou deixar aqui para vocês a gravação original da canção cantada por Roberto em 1968 e que ganhou o Festival!!! Vamos voltar no tempo. Eu ainda não tinha nascido… 🙂

BUON APPETITO!!

Se gostaram do post deixem seus comentários!!

Iaponira Diniz

Quem faz Iaponira Diniz

Nascida na cidade do Rio de Janeiro, carioca da gema, me apaixonei pela Itália na minha primeira viagem em 2009. Assim que coloquei meus “pezinhos” nesta terra decidi que era aqui que gostaria de ficar durante um bom tempo… Depois da minha primeira viagem por essas bandas, todas as minhas próximas férias foram dedicadas exclusivamente para conhecer e explorar ainda mais este maravilhoso País!!! Apaixonada por vinhos, queijos, massas, doces, viagens, onde mais eu poderia estar??

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *