Filé grelhado ao molho de vinho tinto

File Grelhado molho vinho

O filé grelhado com molho de vinho tinto e ervas aromáticas é um “secondo piatto” que combina arte e cultura gastronômica.  Podemos encontramos toda a maciez e sabor de um bom corte de carne, como filé mignon que, graças à forma do seu cozimento, mantém intacto todo o seu sabor. O filé, então, é servido com um delicioso molho feito com excelente vinho tinto enriquecido por aromas perfumados. Como sugestão de acompanhamento, batatas crocantes ou uma salada verde.

Dificuldade: Média                                  Preparação: 25 min.

Quantidade: 4 pessoas

INGREDIENTES:

1 cebola média                     3 cravos                                     2 folhas de louro

500ml. vinho tinto                4 fatias de filé mignon (*)         Pimenta do reino

Sal                                         1 colher sopa de alecrim, sálvia e tomilho

(*) As fatias de filé devem pesar em torno de 250grs cada uma.

MODO DE FAZER:

Para iniciar o preparo do filé grelhado, comece derramando o todo o vinho em uma frigideira grande e alta dos lados. Em seguida adicione a cebola bem picadinha, as folhas de louro, os cravos e a colher de sopa de ervas aromatizadas bem picadinhas (alecrim, sálvia e tomilho). File Grelhado com molho de vinho seq1

Refogue em fogo alto até que o vinho incorpore e seja reduzido a quatro colheres de sopa, em seguida, desligue o fogo, coe numa peneira e reserve o molho. Aqueça uma panela antiaderente e no fundo coloque uma pitada de sal grosso, o que ajudará a carne a não pegar no fundo da panela durante o cozimento. Quando a panela estiver muito quente, coloque o filé para cozinhar, girando a cada 5 segundos até que se forma uma crosta dourada, ou continue a cozinhar ao seu gosto. Quando cozido, coloque o filé em uma travessa, sirva-o ainda bem quente com uma colher de sopa de molho aromatizado com vinho tinto. File Grelhado com molho de vinho seq2

Se você gostou do filé grelhado ao molho de vinho tinto deixe um COMENTÁRIO bem bacana!! 🙂

BUON APPETITO!!

 pensou em ter mais receitas simples, práticas e fáceis como essa?

Quem sabe recordar os aromas e sabores da Nonna! 

Clique aqui e conheça o meu e-Book!

Divulgacao e-Book

E se você gosta de vinhos não pode deixar de conhecer meu Blog SaporeDiVino.

Clique aqui para conhecer!

Divulgacao Sapore 600

Iaponira Diniz

Quem faz Iaponira Diniz

Nascida na cidade do Rio de Janeiro, carioca da gema, me apaixonei pela Itália na minha primeira viagem em 2009. Assim que coloquei meus “pezinhos” nesta terra decidi que era aqui que gostaria de ficar durante um bom tempo… Depois da minha primeira viagem por essas bandas, todas as minhas próximas férias foram dedicadas exclusivamente para conhecer e explorar ainda mais este maravilhoso País!!! Apaixonada por vinhos, queijos, massas, doces, viagens, onde mais eu poderia estar??

Assine a minha lista para receber dicas, receitas e atualizações do Blog, e ganhe um e-Book com 10 receitas italianas!

Respeito sua privacidade!! NUNCA enviarei SPAM!!

36 ideias sobre “Filé grelhado ao molho de vinho tinto

  1. Olá, vou fazer um jantar, e o tema será “Italia”, e achei esse blog, que me apaixonei…. obrigada por compartilhar essas receitas….
    Ah! Também amei o SaporeDiVino….
    Vou fazer essa receita e depois falo dos elogios, que com certeza irei receber
    bjs

  2. Bom dia tudo bem? O vinho precisa ser seco?
    Vou fazer essa semana em um jantar para comemorar o meu aniversário de casamento, vou fazer um jantar surpresa para minha esposa e me agradou muito essa receita. Obrigado.

  3. Olá Iaponira!
    Fiz o filé na sexta feira e foi um sucesso! O cheiro bom que fica na casa enquanto o vinho vai reduzindo e fantastico! Meu filho disse que irá me inscrever num programa de culinária que chama Master Chef de tanto qu gostou. (Risos)… A mistura das ervas com o vinho e o cravo dão um charme à parte ao prato! Adoramos e em breve testarei outras de suas receitas! Parabens! Grande abraço!

  4. Olá Iaponira!
    Adoro cozinhar e acho que nada acontece por acaso!
    Hoje convidei meu filho e nora para jantarem em minha casa e fui procurar uma receita de filé mignon ao molho de vinho para dar uma variada nos sabores e fazer uma experiência gastronômica nova!
    Eis que encontro seu blog e nele vejo a sua história que é tão bacana! Detalhe: ontem eu estava vendo preços de passagens para fazer uma viagem no próximo ano com duas de minhas irmãs. Já estamos planejando isso há algum tempo e no próximo ano realizaremos. Nosso destino inicial: Roma! Passearemos por aí e então iremos à Austria onde moram meu filho, nora e netinha e com eles iremos de carro até Veneza!!!!! E hoje te encontro! Nossa! Que legal! Lerei todas as suas dicas, farei muitas de suas comidinhas e depois te conto os resultados! Forte abraço e muito mais sucesso!
    Izabel

    • Oi Izabel,
      Assim como você, acredito que nada é por acaso.
      Vou ficar aguardando seu retorno.
      E precisando de dicas quando vier aqui, é só me deixar uma mensagem ou mandar um e-Mail.
      Terei o maior prazer em te ajudar.
      Obrigada pelo comentário. 🙂

      Grande abraço,
      Iaponira Dinzi

  5. Hummm, vou tentar fazer( mas nunca fui boa na cozinha e nunca cozinhei com vinho), vou servir com outra receita sua, os fritelles, vinagrete e acho que arroz à grega( pq caso algo não fique bom, ainda restará o arroz e a vinagrete…rs), caso algo não fique bom não por causa da receita, mas por causa da minha falta de habilidade na cozinha.

    • Oi Patricia,
      Fiquei super feliz que você vai fazer as duas receitas!!
      Me conta depois como ficou!!
      Tenho certeza que vai ficar muito bom!! Pense positivo e coloque uma pitadinha de amor…e tudo se resolve.:)
      Obrigada pelo comentário.
      Abraços,
      Iaponira Diniz

      • Oi Iaponira!

        Conforme solicitado, voltei para dizer como ficou. Os fritelles (não consegui deixá-los como na foto, rs) mas ficaram crocantes e gostosos! Mesmo tendo colocado no forno para mantê-los aquecidos até meu marido chegar do trabalho. Os filés ao molho de vinho ficaram bons, mas eu não sou muito fã de álcool, nem como tempero, então não recomendo para quem também não gosta, meu marido porém, ADOROU. Resumindo, deu tudo certo, as receitas são boas, recomendo a todos que quiserem experimentar! Realmente gostei muuuuuito dos fritelles!
        Abraços,
        Patricia

        • Oi Patricia,
          Que bom que deu tudo certo!!
          Fico muito feliz que seu jantar foi um sucesso.
          Eu sou como seu marido!! Adoooroo vinho, então adoro na comida.
          Aqui se usa muito, vinho branco para carnes brancas, vinho tinto para carnes vermelhas, eles chamam de “esfumar” a carne. Além do sabor ajuda a deixar a carne mais macia.
          Muito obrigada pelo seu retorno.
          Grande abraço,
          Iaponira Diniz

  6. Passei a acompanhar tuas receitas, e posso afirmar que sem sombra de dúvidas são deliciosas mas tenho evitado até dar aquela olhadela,pois pro recomendação médica deveria emagrecer 4kgs ao invés acrescentei ao meu peso 4 kgs , agora preciso desaparecer com 8 kgs……….brincadeiras a parte mas fica difícil acompanhar tuas receitas e passar incólume.

    • Oi Jose Roberto,

      Fico muito feliz que você tem acompanhado as receitas! 🙂
      Assim como você, acabei engordando aqui 4kg, mas agora estou começando a aprender como comer bem sem engordar.
      Tenho estudado um pouco sobre a dieta mediterrânea, acho que ela vai me ajudar…
      Adorei seu comentário! Muito obrigada.

      Grande abraço,
      Iaponira Diniz

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *