Focaccia

focaccia

A foccaccia requer uma preparação muito simples. Praticamente uma  massa de pão temperada com azeite, sal e alecrim. É um alimento versátil que todo mundo gosta e que pode ser apreciado em muitas ocasiões: assim como um lanche ou petisco, pode ser oferecido como um aperitivo servido em pedaços, como uma refeição de verdade na versão recheada, acompanhada de frios, legumes ou queijo, ou até mesmo substituindo o pão.

Dificuldade: Fácil                                       Preparação: 50 min

Quantidade: 4 pessoas

Ingredientes:

270grs. farinha de trigo                     12grs. fermento biológico         300ml. água

6 colh. sopa azeite extra virgem       Sal grosso                                     Alecrim

Açúcar

Modo de Fazer:

Dissolva o fermento em 40ml. de água. Adicione  2 colheres de sopa de farinha de trigo, misture bem com um garfo até obter um creme espumoso, então deixe descansar por 30 minutos.Seq01Focaccia

Depois de passar meia hora coloque numa tigela grande o restante da farinha uma pitada de sal e uma de açúcar. Em seguida adicione a água restante, 3 colheres de sopa de azeite, e, finalmente, a mistura do fermento. Misture vigorosamente até obter uma massa macia e elástica, em seguida, cubra com um pano úmido, deixando a massa descansar por 2 horas.

Quando a massa dobrar de tamanho, transfira para uma assadeira forrada com papel manteiga e abra com as mãos, ajudando-o com os dedos para fazer a focaccia com  as covinhas clássicas.Seq02Focaccia

Umedeça a superfície com uma emulsão de 3 colheres de sopa de água e 3 colheres de sopa de azeite de oliva, derramando uniformemente. Em seguida, polvilhe com sal grosso e deixe descansar por mais 20 minutos.Seq03Focaccia

Leve ao forno pré-aquecido a 200°C por 20 minutos. Assim que a focaccia começar a dourar desligue o forno, salpique o alecrim e corte-a em retângulos.

Não se esqueça de deixar seu COMENTÁRIO!!

BUON APPETITO!

 pensou em ter mais receitas simples, práticas e fáceis como essa?

Quem sabe recordar os aromas e sabores da Nonna! 

Clique aqui e conheça o meu e-Book!

Divulgacao e-Book

E se você gosta de vinhos não pode deixar de conhecer meu Blog SaporeDiVino.

Clique aqui para conhecer!

Divulgacao Sapore 600

Iaponira Diniz

Quem faz Iaponira Diniz

Nascida na cidade do Rio de Janeiro, carioca da gema, me apaixonei pela Itália na minha primeira viagem em 2009. Assim que coloquei meus “pezinhos” nesta terra decidi que era aqui que gostaria de ficar durante um bom tempo… Depois da minha primeira viagem por essas bandas, todas as minhas próximas férias foram dedicadas exclusivamente para conhecer e explorar ainda mais este maravilhoso País!!! Apaixonada por vinhos, queijos, massas, doces, viagens, onde mais eu poderia estar??

Assine a minha lista para receber dicas, receitas e atualizações do Blog, e ganhe um e-Book com 10 receitas italianas!

Respeito sua privacidade!! NUNCA enviarei SPAM!!

38 ideias sobre “Focaccia

    • Olá Daniel,
      Não tenha medo de colocar mais farinha se você achar necessário, mas tente reproduzir a receita com bastante calma e tenho certeza que você irá conseguir!!
      Não sei a forma que você fez, mas fazer a massa é uma das partes mais importantes.
      Um grande abraço

  1. Focaccia, hum! já conhecia e já fiz uma vez na casa dos meus avós muito boa comemos com carne de porco assada no forno e batata doce fica uma delícia.

  2. Olá, Iaponira !
    Obrigada por mais esta receita. Eu nunca fiz focaccia mas sei que vou gostar porque adoro pães ! Agora a pouco tirei do forno uns pães que fiz, um de frios e outro simples pra comer com manteiga ou geleia.
    Vou fazer a tua receita, sem dúvida.
    Um abraço !

  3. Sua receitas são perfeitas, amiga. Deus abençõe cada vez mais sua mãos que preparam essas delícias e seus dons. Lembro que meu pai fazia muito essa massa na nossa padaria, e, esses dias estava tentando recordar que massa era e hoje para minha alegria fui presenteada por Deus e por você que enviou a receita. É muito saborosa, uma delícia e eu amo massas. Boa noite, grandiosas bençãos na sua vida, no seu trabalho, em todas as áreas. Sucesso com seu e-book, não adquiri, porque trabalho e ajudo meu filho que está precisando de ajuda, mas oro a Deus para que sua vida seja muito abençoada, todos os dias. Só Ele pode recompensá-la. bjs grande no seu <3.

  4. Laporina. vc. se supera a cada dia! Seu blog é perfeito, agradável e cativante.Sigo para a Italia em abril: Lago de garda, Pádua, Verona, Vincenza, enfim, nordeste e depois sigo para um mes de curso a S. Severino Marche, Edulingua.Estou contando os mintos e já estou preparando as malas. Amo este lugar!

  5. Iaponira você é de mais. Adoro as suas receitas, mas por agora não tenho cabeça para pensar em executá-las, só penso na minha ida para a Itália e tentar organizar para conhecer o máximo de lugares possíveis, mas as receitas estão todas guardadas em arquivo para fazê-las quando voltar ou melhor fazer algumas com você aí em Roma ou Firenze. Que tal?
    Querida muitos beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *