História – Dieta Mediterrânea

Contadini - Dieta Mediterranea

Por milhares de anos os agricultores do Mediterrâneo se especializaram no cultivo de alimentos típicos da dieta mediterrânea: azeitona, a uva, certas variedades de cereais, frutas e legumes. A dieta mediterrânea se tornou uma parte integrante da identidade cultural dos povos do Mediterrâneo, com os seus valores, tradições e costumes.

A partir da dieta dos povos mediterrâneos à  descoberta da Dieta Mediterrânea

Lorenzo Piroddi (1911 – 1999), um italiano estudioso proveniente da região da Liguria, estudou a conexão entre os hábitos alimentares e doenças metabólicas, e ele foi um dos primeiros nutricionistas a desenvolver uma dieta para seus pacientes que limitava o consumo de gordura animal e favorecendo os alimentos vegetais. Piroddi estudou o potencial de cura de uma dieta através dessas características, abrindo o caminho para o reconhecimento de uma dieta mediterrânea como um conjunto de hábitos alimentares podendo ser utilizada a seu próprio favor.

Mas foi Ancel Keys (1904 – 2004), o biólogo e fisiologista americano, graças a seus estudos sobre os hábitos alimentares dos povos do sul da Itália, que estabeleceu no imaginário coletivo o termo Dieta Mediterrânea, dando-lhe a dignidade científica e cultural. Keys se aprofundou em particular no estudo da relação entre a dieta e doenças cardiovasculares, e durante o tempo que morou em Cilento, província de Salerno, na região sul da Itália, identificou os efeitos benéficos da dieta na saúde da população local. Ancel Keys

Estudos de Keys demonstraram que a combinação de hábitos alimentares da população local poderia ser classificada exatamente como a Dieta Mediterrânea, que tinha características semelhantes às dietas de outros povos do Mediterrâneo, mas especialmente Keys concluiu que esses hábitos tinham um efeito benéfico sobre a saúde, ausente em outras dietas regionais do mundo ocidental. E assim nasce a Dieta Mediterrânea. 🙂

 

 

Iaponira Diniz

Quem faz Iaponira Diniz

Nascida na cidade do Rio de Janeiro, carioca da gema, me apaixonei pela Itália na minha primeira viagem em 2009. Assim que coloquei meus “pezinhos” nesta terra decidi que era aqui que gostaria de ficar durante um bom tempo… Depois da minha primeira viagem por essas bandas, todas as minhas próximas férias foram dedicadas exclusivamente para conhecer e explorar ainda mais este maravilhoso País!!! Apaixonada por vinhos, queijos, massas, doces, viagens, onde mais eu poderia estar??

Assine a minha lista para receber dicas, receitas e atualizações do Blog, e ganhe um e-Book com 10 receitas italianas!

Respeito sua privacidade!! NUNCA enviarei SPAM!!

2 ideias sobre “História – Dieta Mediterrânea

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *