Isola D’Elba – Toscana

Capa Isola Delba

Hoje vamos conhecer a Isola D’Elba que é a maior ilha do Arquipélago Toscano, e a terceira maior ilha da Itália, com uma extensão de 224km2. Além de toda a beleza natural, essa ilha fez parte de um momento histórico muito importante, o exílio de Napoleão Bonaparte, depois que ele perdeu a Guerra na França. Esse ano se comemora o bicentenário do nascimento de Napoleão Bonaparte, Isola Delba Bicentenarionascido em 1814, e a ilha estava cheia de eventos para esta comemoração.  Mas agora vou iniciar a contar a nossa escolha para fazer a visita a essa linda ilha da Toscana. Na verdade resolvemos fazer um roteiro de 1 dia para conhecer a ilha. De antemão já posso dizer que um dia é pouco, a ilha é realmente grande e merece no mínimo uns 3 dias para ser visitada. Acabei seguindo a sugestão de um roteiro que vi num site italiano e acabamos adaptando a nossa necessidade. Já que queríamos conhecer a ilha, alugamos um apartamento em Piombino, que é onde tem o Porto que faz a ligação com a ilha. (em breve farei um post sobre essa cidade litorânea da Toscana) 🙂 Isola Delba Traghetto1

Acordamos bem cedo para estar no porto por volta das 08:00hs da manhã. Dali pegamos um traghetto (Barca) para Portoferraio, um dos portos da ilha de Elba, a ilha é realmente grande e tem mais de uma opção de porto. O barco transporta inclusive carros e motos, mas nossa opção foi alugar uma Scooter ao chegar na ilha. A viagem no traghetto dura mais ou menos 1 hora e quando nos aproximamos da ilha já deu para ter uma noçãoIsola Delba Chegada1 do seu tamanho.

Assim que chegamos ao porto alugamos a Scooter e começamos a seguir nosso roteiro, que previa uma visita a cidade histórica de Portoferraio e depois conhecer algumas outras cidades pequenas, percorrendo sempre a estrada litorânea panorâmica. Isola Delba visao forte falcone1Nossa primeira parada foi no Forte Falcone que além de ser muito interessante tem uma visão de 360° de toda Portoferraio. Dali pode se observar o Porto de Portoferraio, o outro forte que faz parte do Complexo da “Fortezza dei Medici” que fica na entrada do Porto, e se chama o Isola DElba Forte Stella1“Forte Stella” (esse forte tem o formato de uma estrela), a residência de Napoleão (Palazzina dei Mulini), o Farol, a visão de toda a cidade e uma natureza exageradamente bela. Só para visitar o Forte demora quase uma hora… Posteriormente nos encaminhamos para conhecer a tão famosa residência de Napoleão, Isola Delba casa de napoleaoonde ele ficou exilado depois de perder a guerra. Atualmente a casa é um museu que conserva toda a mobília  da época em que Napoleão viveu ali. Infelizmente não se pode fotografar o interior da casa, e eu respeito muito isso, então não tenho fotos dos cômodos, Isola Delba janela de napoleao1mas posso dizer que é no mínimo interessante imaginar que Napoleão esteve um período da sua vida ali, admirando toda a beleza da “Isola D’Elba“… Continuando nossa visita nos dirigimos para conhecer alguns “paeses” indicados no roteiro de 1 dia do site italiano. Isola Delba Estrada Panoramica1Para chegar ali pegamos o “anello occidentale” que é uma estrada panorâmica. Nesse momento tivemos a certeza que escolher a Scotter como meio de transporte para conhecer a ilha tinha sido a melhor opção. Isola Delba Paisagem Mar1São tantos os pontos de observação onde você pode parar para admirar a beleza natural da ilha que tem que se ter cuidado para não perder muito tempo. Nossa primeira parada foi Marciana Marina um “paese molto carino“, traduzindo…uma cidade muito fofa, suas casas são todas em tons pastéis, tem um pequeno porto, e é o segundo Isola Marciana Marina1menor “paese” da Itália, ali encontrei uma coisa que ainda não tinha visto, uma balança para se pesar, mas daquelas antigas, ao lado de uma lixeira, no cruzamento de duas ruas. Realmente tem coisas que ainda não consigo entender… 🙂Isola Delba Bilancia Marciana Marina

Depois de Marciana Marina nosso destino era conhecer Marciana Alta, um outro “paese” que fica a 375m acima do nível do mar, enquanto paramos para pedir informação sobre como chegarmos a esse lugar, um simpático senhor nos indicou de conhecer um pequeno borgo chamado “Poggio” que fica na estrada para Isola Delba Poggio1Marciana Alta, é lógico que seguimos o conselho dele e nos deparamos com um “paese” muito simpático e com um visual da ilha de tirar o fôlego. Isola Delba vista Poggio Marciana Marina1Ali embaixo na foto é Marciana Marina, onde vimos aquela balança um tanto quanto esquisita… 🙂 Prosseguindo nosso desbravamento da ilha chegamos a Marciana Alta, assim como “Poggio” um pequeno borgo, com a diferença que além de estar 25 metros acima nos deparamos com uma bela Porta, chamada “Porta di Lorena”.Isola Delba Porta Marciana Alta1

Aqui em frente a porta existem alguns bares e restaurantes. Resolvemos parar para tomar um aperitivo (aperitivo para quem não sabe são bebidas alcoólicas ou não alcoólicas que vem sempre acompanhadas de batatas fritas, amendoim ou mini sanduíches, é um hábito italiano para estimular o apetite)Isola Delba Aeritivo Marciana Alta1  e contemplar o visual do alto da ilha. Além da costa litorânea, daqui consegue também se observar o “Monte Capanne” que tem 1019 metros de altitude, dessa vez não deu pra visitar, mas quem sabe da próxima vez. A ilha tem muitos pontos de observação, e com certeza vou voltar para explorá-la ainda mais.Isola Delba Vista Aperitivo Marciana Alta1

Para finalizar a maratona da visita a Isola D’Elba, continuamos a percorrer a estrada panorâmica em busca de uma praia para dar um belo mergulho, e é óbvio que essa escolha foi muito difícil, paramos em algumas, mas resolvemos escolher aquela que estava mais vazia e para nossa surpresa era uma linda praia de areias brancas, um mar límpido, e a temperatura da água perfeita… Bem na verdade, acho que todas as praias por aqui são assim… E assim terminamos nossa bela visita a Isola D’Elba com gostinho de quero mais!!! Isola Delba Spiaggia di Cavolli🙂

Como tenho feito nos últimos posts vou deixar aqui algumas fotos:

Vista da Cidade de Portoferraio – Visão do Forte FalconeIsola Delba Visao cidade portoferraio1

Escadarias do Forte FalconeIsola Delba Escada Forte Falcone1

Forte Falcone – Visão da chegada ao portoIsola Delba Forte Falcone1

Casa de Napoleão e o Farol – Visão do Forte FalconeIsola Delba Vista Casa Napoleao1

Jardins da Casa de Napoleão Isola Delba Jardins napoleao1

Estrada Panorâmica isola Delba Panorama indo a Marciana 11

Entrada da Cidade de Marciana Alta Isola Delba Marciana Alta1

Informações sobre a Isola D’Elba:

Como chegar:

Traghetto Porto de Piombino – Existe mais de uma empresa que faz a ligação de Piombino com a ilha. Eu achei meio complicado entender os sites, então resolvemos comprar o bilhete no local. De qualquer forma vou listar os sites das empresas que fazem o trajeto.

Moby – http://www.moby.it/

Toremar – http://www.toremar.it/

BluNavy – http://www.blunavytraghetti.com/

Corsica Ferries – http://www.corsica-ferries.it/traversate/traghetti-elba/offerte.html

A Moby juntamente com a Toremar operam em parceria, e tem saídas praticamente a cada meia hora. O preço que pagamos de ida e volta para duas pessoas foi 52,00 euros. A BluNavy é um pouco mais barata, mas os horários são poucos, então achamos que não valia a pena. A Corsica Ferries faz o trajeto em meia hora, em compensação seu bilhete é bem mais caro e os horários também são escassos.

Lugares que visitamos:

Forte Falcone – Ingresso 3,00 euros

Casa de Napoleão (Palazzina dei Mulini) – Ingresso 5,00 euros

Reservas utilize o Booking:

Estou aqui aguardando ansiosamente o seu COMENTÁRIO!!  🙂

BUON APPETITO!!

Acabei fazendo um pequeno vídeo que mostram alguns pontos de interesses da ilha. Se você quiser assistir… 🙂

Quem faz Iaponira Diniz

Nascida na cidade do Rio de Janeiro, carioca da gema, me apaixonei pela Itália na minha primeira viagem em 2009. Assim que coloquei meus “pezinhos” nesta terra decidi que era aqui que gostaria de ficar durante um bom tempo… Depois da minha primeira viagem por essas bandas, todas as minhas próximas férias foram dedicadas exclusivamente para conhecer e explorar ainda mais este maravilhoso País!!! Apaixonada por vinhos, queijos, massas, doces, viagens, onde mais eu poderia estar??

Assine a minha lista para receber dicas, receitas e atualizações do Blog, e ganhe um e-Book com 10 receitas italianas!

Respeito sua privacidade!! NUNCA enviarei SPAM!!

42 ideias sobre “Isola D’Elba – Toscana

1. Não é possível, para mim, passear por todo o planeta, então acesso os lugares por onde gostaria de passar… E, desta vez, Ilha de Elba!
    E consigo imaginar e escrever algo do, não é real, como se estivesse estado, mas vale à pena tentar… Olhei algumas paisagens e, todas belas!
    E em algum momento, sem forçar, vem os versos que quero expressar!
    E, em cada lugar – eu passo – em minha maneira, deixo algo escrito,
    mais ou menos assim, tal esta notificação em apreço! Amo planeta Terra!

2. Olá, Iaporina
    Como é bom ouvir ( e ver !! ) as pessoas falando sobre o que elas amam, o que elas realmente “curtem “!! Brilhante este texto, estou realmente tentada a ir para essa região , em minha próxima viagem ! Muito, muito obrigada também pelo belo filme ! Desejo-lhe tudo de bom !! Francisca Calegari

• Oi Francisca,

Me sinto recompensada com as pessoas assim como você percebem que faço realmente com muito amor!
      Espero continuar ainda por muito tempo.
      Muito obrigada pelo seu comentário! 🙂
      Tudo de bom pra você!

3. Querida iaponira,
    Falar da qualidade e sensibilidade dos teus relatos seria chover no molhado, e’ uma capacidade e um dom, parabéns. Com minha esposa estarei indo para a Ilha de Elba, está semana, neste momento estamos na reviera Ligure onde ficaremos até fim de nov. Como você também nós apaixonamos por este pais, abc, bj,
    Erizolei&Magda .

• Oi Erizolei,
      Que linda a sua mensagem, estou realmente lisonjeada e emocionada!
      Aproveitem bastante por aqui, tem muita coisa linda de se ver!
      Esse país realmente encanta…
      Infelizmente na Liguria, só conheço Genova, que é linda de morrer, tem uma arquitetura de tirar o fôlego…
      Espero que você aproveite as dicas da Ilha de Elba.
      Muito obrigada pelo seu comentário! 🙂
      Abraços e beijos para você e sua esposa
      Iaponira Diniz

4. Amei, que lugar lindo. Continue explorando pois estou atenta a todas as postagens que você faz. Agora vou esperar a próxima visita sua a ilha, pra ver as maravilhosas fotos que você vai postar. Um abraço e até a próxima viagem, olhe tudo, observe, fotografe, filme pois eu estou aqui esperando pra ver! Sucesso amiga.

5. Lindo, muito lindo !!!
    Sabe de uma coisa? Você é uma pessoa muito privilegiada porque, além de poder ver tantas maravilhas tem a capacidade de se entusiasmar. Existem pessoas que, apesar de rodeadas de beleza, somente conseguem ver o lado ruim. Sabe aquela pessoa que não consegue ver e vivenciar o belo? Pessoa que, debaixo de um céu azul procura por uma nuvem escura, prenúncio de tempestade? Então, querida, curta tudo aquilo que, de alguma forma, puder tocar seus sentidos: cores, cheiros, brisas; a terra áspera sob pés descalços, o lençol macio depois de uma bela caminhada etc. Abraços

• Oi Carmem,

Muito interessante o seu comentário, amei…. 🙂
      Incrível como através do blog as pessoas podem me conhecer… eu sou exatamente o que você descreveu. 🙂
      Uma eterna otimista e que só consigo ver coisas boas, afinal de contas para mim a vida é um belo presente de Deus, que devemos agradecer e aproveitar a cada minuto!!
      Então eu sou aquela que quando só tem nuvem escura no céu…consigo ver sempre um pedacinho azul.
      Óbvio que todos nós temos problemas, eu também tenho, e a vida não é só felicidade, mas basta pensar que ELE criou esse mundo maravilhoso, e o que nos cabe desfrutar disso tudo e viver cada dia como se fosse único.
      Mais uma vez obrigada pelo seu comentário, lindas as suas palavras.

Iaponira Diniz

6. Olá Iaponira, tudo bem ?? Adorei as fotos e o vídeo.. que paisagens lindas e que praia maravilhosa!! Eu sou apaixonada pelo mar.. já é algo antigo…amo praia.. pra mim passear é ir à praia…
    Adorei te ouvir e perceber seu sotaque carioca ainda resistente rsrsrsr.. uma graça..
    Ótimos futuros passeios à vc e não se esqueça de registrá-los pra nós… amei….

Bjs

Nice

• Oi Nice,

Tudo bem e você?
      Que bom que você gostou do post. Já vi que temos mais uma coisa em comum, eu também sou apaixonada pelo mar.
      Sinto falta mesmo e devo pelo menos uma vez por mês olhar e sentir o cheiro do mar. Também carioca né?
      Muito obrigada pelo seu comentario!! 🙂

Beijos,

7. Cara Iaponira!
    Através de suas postagens, comentários , receitas e dicas…, me sinto atraída pela Itália.Tudo me encanta!
    Me vejo passeando nas ruas da Itália e fazendo algumas boquinhas con il mangiari italiani…ahahah!
    Agradeço à você por me fazer conhecer alguns cantinhos desse lugar SPETTACOLARE!
    Wau! Itália já faz parte do meu roteiro de viagem…AMO!
    Vc pode me dizer por volta de quanto em dinheiro devo levar para fazer um tur em Bolonha? Vc conheçe Bolonha? Podes me dá algumas dicas de viagens: Alimentação, hospedagem. Precisa de visto? Bjs!
    Bjs!

• Oi Nati,

Você disse tudo! A Itália realmente encanta!!
      Eu ainda não conheço Bolonha, só a estação de trem, tive que parar ali duas vezes para fazer baldeação.:)
      Sei que tem muita coisa para ver e visitar em Bolonha. Eu quando vinha para cá a passeio, pensava sempre numa média de 70 euros por dia, para transporte, comida e atrações, como por exemplo museu.
      Para hospedagem, principalmente a Roma, indico sempre o airbnb.com, que é um site onde você pode alugar um apartamento ou um quarto.
      Usei algumas vezes e para mim sempre foi uma ótima opção!
      Para vir para Itália não precisa de visto.
      Se precisar de mais dicas é só falar. 🙂
      Muito obrigada pelo seu comentário.

Beijos,

• Oi Maria das Graças,

Enquanto você não vem por aqui, pode ir saboreando pelo meu blog! 🙂
      Firenze é uma das cidades que mais amo!! Quem sabe faço um post?
      Agradeço imensamente seu comentário!

8. Bom dia .
    Acompanho sempre seus relatos, opiniões, suas receitas .
    Sou agente de viagens e tem me esclarecido muitos detalhes …
    Muito obrigada .
    Gosto muito da maneira como descreve , indica e sugere .
    Tenha um bom dia .

9. Eu sabia da ilha de Elba pela história da França e de Napoleão. Só não sabia que era tão perto da Toscana. Napoleão que na nasceu na ilha da Córsega, que fica perto da Itália mas pertence a França, aproveitou a revolução Francesa e o povo francês passando fome para tomar o poder. Ele mesmo disse que riquezas para a França só teria se fosse saquear a Itália. E assim o fez. Muitas obras de arte foram parar no Louvre em Paris, além de cavalos raros e peças em ouro. Morar em Elba foi muito para ele.

• Oi Olivio,

Fiquei encantada com a sua aula de história!
      Exatamente como você descreveu, e ele ainda por cima ficou no exílio nessa ilha maravilhosa.
      Eu estudei um pouco antes de ir fazer a visita a Ilha, e descobri também que ele tem descendência da nobreza italiana.
      Da ilha D’Elba consegue se ver a Córsega, eu não tive sorte porque tinha muita névoa nesse dia, inclusive do Porto de Piombino, também partem barcos para a Córsega, é mais perto da Itália do que da França. 🙂
      Muito obrigada pelo seu comentário e seus esclarecimentos!

Iaponira Diniz

10. ADMIREI A MANEIRA QUE VOCÊ DESCREVEU ESSE LUGAR ENCANTADOR E AS FOTOS E VÍDEO QUE VOCÊ POSTOU,ALÉM DAS DICAS QUE VOCÊ DEU A RESPEITO DO PASSEIO.VOCÊ TEM UMA FORMA BRILHANTE DE EXPRIMIR SUAS VIVÊNCIAS QUE NOS DA IMPRESSÃO DE ESTARMOS VIAJANDO COM VOCÊ.OBRIGADA PELA OPORTUNIDADE . ABRAÇOS E BEIJOS.

• Olà Dinorah,

Lindo seu comentário! Obrigada pelas palavras. 🙂
      Acho que a receita é porque escrevo realmente o que eu vivi e com muito amor, pois adoro escrever!
      Só posso agradecer novamente pelo seu comentário.

Beijos e abraços,
      Iaponira Diniz

11. Estou feliz em participar do seu Blog, em conhecer tudo sobre a Itália, pois um dia sei que vou conhecer tudinho pessoalmente com o meu marido.Acredito que realizarei esse sonho, quando for possível para nós. Adorei as fotos! Achei lindo esse lugar! Estou adorando também as receitas italianas!! Muito obrigada! Um abraço!

• Oi Yara,

Para mim é um prazer ter você como leitora do meu blog!
      O importante é realmente acreditar nos sonhos porque eles acontecem. Não deixe nunca de acreditar!
      Sou a prova viva disso… 🙂
      Agradeço imensamente o seu comentário!

Forte abraço,
      Iaponira Diniz

12. Noooooooooooooooossa, obrigada pelas imagens, um local encantador, maravilhoso uma mistura de sentimentos indescritíveis. O bom de tudo é saber que vamos usufruir destas paisagens mais vezes pois voce nos cede um espaço da sua vivencia de forma brilhante. Beijos.

13. Fabulosa!um lugar que combina história e beleza natural. Que dia lindo! As fotos estão excelentes. Certamente já está na minha agenda. No aguardo sobre Piombino. Muito obrigada!

• Oi Teresa!

Eu sou muito apaixonada pela natureza, quando mistura história então… para mim nada melhor!
      Pode deixar que em breve Piombino com novidades!!!
      Eu que agradeço o seu comentário!

Iaponira Diniz

14. Amei!!! Os seus posts me deixam fascinada pela Itália . Esta ilha eu não conhecia e me deu uma vontade louca de colocar no meu roteiro de viagem …quero ir ainda este ano, provavelmente em novembro . Laporina como é o clima por ai nessa época do ano?? Sucesso sempre. Tchau.

• Olá Rosemary,

A ilha é realmente encantadora, eu amei de paixão, e vou ter que voltar, porque um dia foi pouco!!
      Falar de clima é um pouco difícil, atualmente anda tudo muito louco.
      Por exemplo, o inverno de 2013 foi um dos mais quentes dos últimos 200 anos….:)
      E o verão não chegou… a temperatura ficou em torno dos 25 graus…
      Mas vamos a sua pergunta, em novembro já começa a esfriar, mas me lembro bem que ano passado tava até um calorzinho..
      Como conselho sugiro que você tenha na mala pelo menos um casaco bem pesado!! Quando chegar mais perto é só me mandar uma mensagem que te atualizo sobre o clima.

Obrigada pelo seu comentário!

Abraços,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *