Itália – Patrimônio da Humanidade

Italia_000009751634Medium2Você sabia que a Itália é o país que detém a maior quantidade de lugares que são Patrimônio Mundial da Humanidade declarados pela UNESCO?

Alguns desses lugares são muito famosos, outros menos conhecidos, mas com certeza você vai se surpreender com cada um desses lugares. Atualmente o número total de Patrimônios da Humanidade na Itália são 49, e a partir de agora vou compartilhar aqui com vocês!

1 – Val CamonicaVal-Camonica

arte rupestreEste foi o primeiro lugar da Itália a entrar na Lista do Patrimônio Mundial em 1979. Val Camonica é conhecida em todo o mundo pela sua riqueza e variedade de esculturas de pedra. Existem mais de 140 mil símbolos e figuras esculpidas em pedra que remonta a 8000 anos atrás… Extraordinário, não? Difícil mesmo de acreditar!!

2 – Chiesa e Convento Domenicano di Santa Maria delle Graziechiesa santa maria delle grazie

Foi o segundo local da Itália a ser escolhido como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1980. A igreja de Santa Maria delle Grazie fica em  Milão e abriga em uma das suas paredes o famoso quadro “A Última Ceia”, obra-prima de Leonardo da Vinci, pintado entre 1495 e 1497.

3 – Centro Storico di Romacentro-storico-di-roma

Entre 1980 a 1990, o centro histórico de Roma, tornou-se parte do Patrimônio da Humanidade da UNESCO, uma área que inclui alguns dos monumentos protegidos, como o Mausoléu de Augusto, o Mausoléu de Adriano, o Panteão (Pantheon), a Coluna de Trajano e edifícios públicos e privados da igreja.

4 – Centro Storico di Firenzecentro storico di firenze

Foi reconhecido pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade em 1980. O centro histórico é delimitado pelas antigas muralhas medievais do século XIV. Florença é símbolo do Renascimento e seus 600 anos de atividade artística extraordinária podem ser vistos acima de tudo, na catedral do século XIII (Santa Maria del Fiore), a Igreja de Santa Croce, na Galeria degli Uffizi, no Palácio Pitti e nas obras de grandes mestres como Giotto, Brunelleschi, Botticelli e Michelangelo.

5 – Veneziavenezia-e-la-sua-laguna

Veneza tornou-se parte do Patrimônio da Humanidade declarado pela UNESCO em 1987. Em muitos edifícios na cidade você vai encontrar as obras dos maiores artistas do mundo, como Giorgione, Ticiano, Tintoretto e Veronese.

 6 – Piazza del Duomo di Pisapiazza-dei-miracoli_pisa

Pisa entrou na lista da UNESCO em 1987, a Piazza del Duomo, conhecida também como Piazza dei Miracoli, é o mais importante centro artístico e turístico da cidade, onde há muitas obras primas da arquitetura medieval conhecida em todo o mundo. Na praça você pode encontrar: a Catedral, o Batistério, o Campanário e a famosa Torre di Pisa.

 7 – Centro Storico di San GimignanoCentro-storico-San-Gimignano

Em 1990 San Gimignano entra na Lista de Patrimônio da Humanidade da UNESCO. As famílias que controlavam a cidade construíram  cerca de 72 “casas-torre” como símbolos de riqueza e poder. Destas casas que foram construídas na Idade Média atualmente só restaram 14.

8 – Sassi di Materasassi-di-matera

O Sassi de Matera foi inscrito na lista de Patrimônio da Humanidade em 1993. Foi o primeiro lugar do Sul Itália a fazer parte da listagem da UNESCO. A inscrição foi motivada pelo fato de que representa um ecossistema urbano extraordinário, que tem sido transmitido desde a pré-história à idade moderna.

9 – Città di Vicenza e Villa Palladianecitta-di-vicenza-e-ville-palladiane

A cidade e suas casas(ville) espetaculares cuja construção ocorreu na metade do século XVI estão entre os ativos da UNESCO declarados Patrimônio Mundial em 1994. É um complexo de 24 casas rodeadas por uma grande extensão de vinhedos projetadas para conceber ambientes de trabalhos agrícolas.

10 – Centro Storico di Sienacentro storico siena

Uma cidade construída ao redor da Piazza del Campo. O centro histórico de Siena tornou-se Patrimônio da Humanidade declarado pela UNESCO em 1995.

11 – Centro Storico di Napolicentro storico napoli11

A partir da cidade de Neapolis, fundada por colonos gregos em 470 aC para a cidade de hoje, o centro histórico de Nápoles, o maior da Europa, mantém séculos de História, Arte e Cultura em suas ruas estreitas e sua arquitetura. Desde 1995, é considerado um Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

12 – Crespi D’Addacrespid-adda bergamo

Está localizado na província de Bergamo e é um bairro operário construído no fim do século XIX. Encontra-se perfeitamente conservado, especialmente seu esquema urbano e sua aparência arquitetônica e constitui uma das vilas operárias mais completas e originais do mundo. O local permaneceu intacto, e ainda é usado em parte para fins industriais. Se tornou Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1995.

13 – Ferrara e Il Delta del Poferrara_delta_del_po

A cidade de Ferrara está localizado às margens do rio del Po, desfrutou de um período áureo na Idade Média e no Renascimento por ser um centro de artes que hospedou celebridades como Ludovico Ariosto e Torquato Tasso, Nicolaus Copernicus e Paracelso, Tiziano, Giovanni Pico della Mirandola e Pietro Bembo. Desde 1995 foi declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO juntamente com o Delta do rio del Po.

14 – Castel del Montecastel del monte

Foi construído por Frederico II, no século XIII, não muito longe de Bari, localizado na região da Puglia, na “comune” (município) de Andria. De acordo com a UNESCO, onde se tornou Patrimônio da Humanidade em 1996, é um exemplo único da arquitetura militar medieval.

15 – Trulli di AlberobelloTrulli_Alberobello1

Os “Trulli de Alberobello” estão localizados no coração do Valle d’Itria e Murgia. Famosa por suas casas de pedra, os “trulli” são considerados Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1996. Foram construídos com calcário coletados de campos próximos: eles são de forma piramidal, com telhados em forma de abóbada.

16 – Monumenti Paleocristiani di Ravennabasilica_san_vitale ravenna

São oito monumentos que fazem parte do Patrimônio Mundial da UNESCO desde 1996 que ficam situados na cidade de Ravenna: o Mausoléu de Gala Placídia, o Batistério de Neon, Basílica de Sant’Apollinare Nuovo, o Arian Batistério, a Capela Arquiepiscopal, o Mausoléu de Teodorico, a Igreja de San Vitale e Basílica de São Apolinário in Classe.

17 – Centro Storico di Pienzacentro storico di pienza

O centro histórico foi declarado Patrimônio Mundial da UNESCO em 1996. Grande parte do patrimônio histórico e artístico relevante de Pienza está concentrado na pitoresca praça dedicada ao Papa Pio II, que foi responsável por tornar Pienza a cidade ideal do Renascimento.

18 – La Reggia di Casertala reggia di caserta

O complexo monumental de Caserta foi construído pelo rei Carlos III de Bourbon em meados do século XVIII, para rivalizar com o complexo de Versalhes e do Palácio Real de Madrid. É Patrimônio Mundial da UNESCO desde 1997.

19 – Residenze Sabaude di Torinoresidenze sabaude

Em 1562 o Duque Emmanuel Philibert de Sabóia, mudou a capital para Turim e ordenou projetos de restauração de palácios e mansões, símbolos de poder. Em 1997, alguns desses ativos foram incluídos na Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO e se destacam por sua beleza e particularidade. Foram construídos a partir de uma mistura de estilo barroco.

20 – Orto Botanico di PadovaOrto botanico

É o mais antigo jardim botânico universitário ainda existente no mundo. O jardim tem uma área de quase 22 mil metros quadrados e contém mais de 6.000 plantas cultivadas. Considerado Patrimônio Mundial da UNESCO desde 1997.

21 – Duomo, Torre Civica e Piazza Grande di Modenaduomo-torre-civica-e-piazza-grande-di-modena

A catedral de Modena, a Torre Civica e a Piazza Grande, foram declarados Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1997. A Catedral de Modena foi construída no século XII por dois grandes artistas, Lafranco e Wiligelmo, e foi encomendada pela família  Canossa.

22 – Area archeologica di Pompei e ErcolanoPompei e Ercolano

Quando o Vesúvio entrou em erupção em 24 de agosto de 79 dC, engoliu as duas cidades romanas de Pompeia e Herculano, bem como inúmeras vilas na área. Estes locais foram escavados, e foram colocados à disposição do público desde meados do século XVIII e declarados Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1997.

23 – Villa Romana del Casalevilla-romana-del-casale

É uma “villa tardo-romana” cujos restos estão situados nos arredores de Piazza Armerina (Província de Enna), na Sicília. Faz parte, desde 1997, do Patrimônio Mundial da Humanidade da UNESCO. É famosa, sobretudo, devido à excepcional coleção de mosaicos que possui, perfeitamente conservados ao longo do tempo graças a uma capa de barro resultante de uma inundação antiga.

24 – Su Nuraxi di BaruminiNURAGHE BARUMINI

É uma estrutura defensiva que se desenvolveu na Sardenha, no final do segundo milênio aC, na Idade do Bronze. O complexo é composto de Barumini, torres defensivas de pedra em forma de cones truncados, e é o melhor exemplo, e mais completo de arquitetura da pré-história.

25 – Portovenere e Le Cinque TerreCinque terre

A costa da Ligúria entre Cinque Terre e Portovenere é considerada de grande valor paisagístico e cultural. Pequenas cidades foram crescendo em torno da paisagem circundante, superando as desvantagens de um terreno íngreme, irregular. São Patrimônio Mundial da UNESCO desde 1997.

26 – Costiera Amalfitanacostiera amalfitana

A Costa Amalfitana foi habitada desde a Idade Média. Algumas cidades, como Amalfi e Ravello são obras arquitetônicas de grande importância, enquanto as áreas rurais são caracterizadas por vinhedos e pomares. Considerada Patrimônio Mundial da UNESCO desde 1997.

27 – Area Archeologica di Agrigentoarea-archeologica-di-agrigento

Fundada como uma colônia grega no século 6 aC, Agrigento tornou-se uma das cidades mais importantes do Mediterrâneo. Sua supremacia e orgulho são demonstrados pelos restos dos magníficos templos “dóricos” que dominam a cidade antiga. A área é um Patrimônio da Humanidade declarada pela UNESCO desde 1997.

28 – Area Archeologica e Basilica Patriarcale di Aquileiaarea-archeologica-e-basilica-patriarcale-di-aquileia

Aquileia foi uma das maiores cidades e mais ricas do Império Romano, mas foi destruída em meados do quinto século. Junto com Ravenna e Brescia é um dos sitios arqueológicos mais importantes do norte da Itália. Desde 1998, Patrimônio da Humanidade declarado pela UNESCO.

29 – Centro Storico di Urbinocentro-storico-di-urbino

A pequena cidade montanhosa de Urbino, que fica na região de Marche, experimentou um grande florescimento cultural no século XV, atraindo artistas e estudiosos de toda a Itália e influenciando desenvolvimentos culturais no resto da Europa. O centro histórico é Patrimônio da Humanidade pela UNESCO desde 1998.

30 – Parco Nazionale del Cilento e Vallo di Dianoparco-nazionale-del-cilento

Os santuários e assentamentos que estão em Cilento reproduzem a evolução histórica da área, que foi um grande percurso, não só para o comércio, mas também para a interação cultural e político durante os períodos pré-históricos e medievais. Declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1998.

31 – Villa Adriana – Tivolivilla-adriana_1

A Villa Adriana é um excepcional complexo de edifícios clássicos criados no século II dC pelo imperador romano Adriano. A moradia combina os melhores elementos do patrimônio arquitetônico do Egito, Grécia e Roma. Desde 1999 declarado Patrimônio Mundial da UNESCO.

32 – Città di Veronacitta di verona

A histórica cidade de Verona foi fundada no século I aC, estava florescendo sob o domínio da família Scaliger nos séculos XIII e XIV e, como parte da República de Veneza a partir do século XV ao XVIII. Verona preservou um número notável de monumentos antigos dos períodos medieval e renascentista, e representa um excelente exemplo de uma fortaleza militar. Patrimônio Mundial da UNESCO desde 2000.

33 – Isole Eolieisole eolie

As ilhas “Eolie” forneceram informações para o estudo da ciência dos vulcões através de dois exemplos de erupção (vulcaniana e stromboliana). Têm um lugar de destaque na formação de geólogos há mais de 200 anos. As sete principais ilhas são consideradas Patrimônio da Humanidade pela UNESCO desde 2000.Next

34 – Assisi, la Basilica di San FrancescoAssisi

Assis é uma cidade medieval construída sobre uma colina ligado à Ordem dos Franciscanos. A cidade possui várias obras primas da arte medieval, que se encontram na Basílica de San Francesco como pinturas de Cimabue, Pietro Lorenzetti, Simone Martini e Giotto. Desde 2000 é considerada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

35 – Villa D’Este – Tivolivilla deste

A Villa d’Este em Tivoli, com o seu palácio e seu belo jardim, é um dos exemplos mais importantes da cultura renascentista. Seu design inovador, juntamente com os componentes do jardim (fontes, bacias ornamentais, etc) tornaram a Villa um exemplo único de um jardim italiano do século XVI. Classificada pela UNESCO em 2001 como Patrimônio da Humanidade.

36 – Città Tardo Barroche Val di Notocitta-tardo-barocche-val-di-noto

Debruçadas sobre as colinas entre as províncias de Siracusa, Ragusa e Catania, as 8 cidades do sudeste da Sicília, Caltagirone, Militello Val di Catania, Catania, Modica, Noto, Palazzolo, Ragusa e Scicli, foram reconstruídas depois do terremoto que atingiu a região em 1693. A área foi reconhecida como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 2002.

37 – Sacri Monti del Piemonte e della LombardiaSantuario Sacri Monti

Os nove “Sacri Monti” são um grupo de capelas que possuem características arquitetônicas criadas nos séculos XVI e XVII dedicados a diferentes aspectos da fé cristã. Elas são de grande beleza também devido à forma como foram integradas na paisagem natural circundandas de montanhas, florestas e lagos. São Patrimônio Mundial da UNESCO desde 2003.

38 – Monte San GiorgioMonteSanGiorgio

Fica na fronteira entre a Lombardia e Suíça, onde descobertas paleontológicas foram feitas em cinco níveis de fósseis com idade entre 230 e 245 milhões de anos. O lado suíço da montanha havia sido incluído na lista da UNESCO em 2003, enquanto o italiano foi incluído somente em 2010.

39 – Necropoli Etrusche di Cerveteri e Tarquinianecropoli cerveteri

Dois grandes cemitérios etruscos refletem duas práticas funerárias diferentes a partir do nono ao primeiro século aC. Alguns dos túmulos são monumentais, uns talhados em rocha enquanto outros têm pinturas de parede de excelente qualidade. A necrópole de Cerveteri tem milhares de túmulos organizados em um plano de cidade, com ruas, pequenas praças e bairros. A necrópole de Tarquinia, contém 6.000 túmulos pintados e esculpidos em rocha. Desde 2004, Patrimônio Mundial da UNESCO.

40 – Val D’Orciaval-d-orcia_1

A paisagem do Val d’Orcia faz parte do interior da Toscana. Em 2004 foram declarados Patrimônio Mundial da UNESCO a sua paisagem agrícola que reflete sistemas inovadores com o manejo do solo, além disso as vilas e aldeias que se encontram nessa área, seus mosteiros, santuários e pontes.

41 – Città di Siracusa e la Necropoli di Pantalicacitta-di-siracusa-e-la-necropoli-di-pantalica

Desde 2005, este lugar faz parte do Patrimônio Mundial da UNESCO. O site é composto por dois elementos que remontam aos tempos gregos e romanos. A necrópole de Pantalica que contém mais de 5.000 túmulos esculpidos na rocha, localizadas perto das pedreiras e a outra parte Antiga de Siracusa que inclui o núcleo de fundação da cidade.

42 – Le Strade Nuove e i Palazzi dei Rolli, GenovaPatrimonio Unesco Italia

Le Strade Nuove e i Palazzi dei Rolli estão localizados no centro histórico de Gênova e datam do final do século XVI e início do século XVII, quando a República de Gênova atingiu o auge do poder financeiro e marítimo. É o primeiro exemplo na Europa de um projeto de desenvolvimento urbano residencial financiado por uma autoridade pública. Desde 2006, parte do Patrimônio Mundial da UNESCO.

43 – Mantova e Sabbionetamantova e sabbioneta

Mantova e Sabbioneta foram incluídas como Patrimônio Mundial da UNESCO em 2008 e representam dois aspectos diferentes de urbanismo renascentista: Mantova mostra a renovação e extensão de uma cidade existente, enquanto Sabbioneta representa a implementação do planejamento urbano de teorias de “cidade ideal” .

44 – Ferrovia Retica nel Paesaggio dell’Albula e del Berninaferrovia retica

Duas linhas ferroviárias históricas que atravessam os Alpes suíços ao longo de duas etapas. A linha de Albula na parte norte ocidental do local foi inaugurada em 1904, dispõe de uma impressionante estrutura, enquanto a linha de Bernina por sua vez possui 13 túneis e 52 viadutos. Foram declaradas Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 2008.

45 – Dolomitidolomiti

Os “Dolomiti” é uma cadeia montanhosa que inclue 18 picos que se elevam acima de 3.000 metros. A área conta com algumas das mais belas paisagens de montanha do mundo, com paredes verticais, penhascos e um alto número de estreitos, profundos e longos vales. Foram declarados Patrimônio Mundial da Unesco em 2009.

46 – I Longobardi in Italia

Longobardi

Se trata de um grupo de sete edifícios (fortalezas, igrejas e mosteiros) em toda a Itália, que comprovam a presença e o poder dos “Longobardi” (população germânica que imigrou para Itália) que foram muito influentes entre os séculos VI e VIII. São considerados Patrimônio Mundial da UNESCO desde 2011.

47 – Siti Palafitticoli Preistorici delle Alpipalafitas

São 111 lugares onde você pode encontrar os restos de assentamentos pré-históricos de palafitas em torno dos Alpes construídas no período 5000-500 aC. São Patrimônio Mundial da UNESCO desde 2011.

48 – EtnaEtna

A sua atividade continua a influenciar o estudo da vulcanologia, geofísica e outras disciplinas científicas. A sua superfície é caracterizada por uma rica variedade de paisagens. Foi considerado Patrimônio Mundial pela UNESCO em 2013.

49 – Ville e Giardini Medici in ToscanaMedici Toscana

Tornam-se parte do Patrimônio Mundial da UNESCO em 2013, doze casas residenciais e dois jardins que pertenceram a influente família Medici que tinha muito prestígio na Toscana. Os lugares escolhidos estão localizados em  Florença, Prato, Lucca e Pistoia.

Ufaa!! Terminanos!! Se você conseguiu ler toda a informação da página está realmente de PARABÉNS!! Assim com EU,  VOCÊ realmente gosta muito da Itália!!

Depois de descobrir todos esses Patrimônios Mundiais já comecei a pensar num roteiro para conhecer aqueles que ainda não fui… 🙂

Se você gostou de conhecer os 49 Patrimônios da Humanidade declarados pela UNESCO, deixe AQUI seus COMENTÁRIOS!!!

BUON APPETITO!!

Iaponira Diniz

Quem faz Iaponira Diniz

Nascida na cidade do Rio de Janeiro, carioca da gema, me apaixonei pela Itália na minha primeira viagem em 2009. Assim que coloquei meus “pezinhos” nesta terra decidi que era aqui que gostaria de ficar durante um bom tempo… Depois da minha primeira viagem por essas bandas, todas as minhas próximas férias foram dedicadas exclusivamente para conhecer e explorar ainda mais este maravilhoso País!!! Apaixonada por vinhos, queijos, massas, doces, viagens, onde mais eu poderia estar??

Assine a minha lista para receber dicas, receitas e atualizações do Blog, e ganhe um e-Book com 10 receitas italianas!

Respeito sua privacidade!! NUNCA enviarei SPAM!!

50 ideias sobre “Itália – Patrimônio da Humanidade

  1. Olá Iaponira Diniz, assim como você sou apaixonado pela Itália. Minha paixão começou pelas canções de Laura Pausini. Agora encontrei uma paixão de verdade uma italiana que me fez sentir um verdadeiro italiano.
    Espero conhecer a Itália em um futuro bem próximo, junto com a minha italianinha que vive e trabalha em Pienza fazendo pinturas das belas regiões de Toscana. (O site está no link acima)
    Adorei o seu blog muito rico em informações e a culinária é de dar água na boca.
    Parabéns pelo seu belo trabalho!

    Abraços

    • Oi Paulo,
      Vou confessar que também adoro Laura Pausini, e foi exatamente com musicas que comecei a aprender italiano.
      Nossa Pienza é linda, coração da Toscana, uma cidade linda!
      Espero que você venha em breve para Itália, com certeza vai adorar.
      Tudo de bom para você e para o seu amor. 🙂
      Obrigada pelos elogios do blog, espero que você aproveite todas as informaçoes.
      Grande abraço,
      Iaponira Diniz

  2. Boa Noite Iaponira, amo a Itália e principalmente a Sicília, estou querendo conhecer e gostaria de sua opinião sobre Pantalica, tenho fascínio por essa região. Vc pode indicar hotéis e uma rota para eu me programar? Muito obrigada por compartilhar seu conhecimento.

  3. Ah! Que presente maravilhoso vc nos deu!”
    Tive a ventura de visitar alguns desses lugares e quero voltar à Itália em 2016 pra rever alguns e conhecer tantos outros.
    Amo esse país de coração e alma!
    Obrigada pelo trabalho maravilhoso que vc desenvolve trazendo a Itália pra mais juntinho de nós.
    Grande bj.

  4. Iaponira, tudo bem?? Estou indo para Itália sozinha no dia 22 e chegarei em Milão. Passarei 10 dias e confesso que estou perdida para montar meu roteiro. E preciso decidir o quanto antes para fechar os hoteis. O que você sugere para 10 dias na Itália? Trem e Carro? Só trem? Só Itália? Ou Itália, Suíza e Mônaco? Super confusa!!! Queria mais dias! =))) Fico no aguardo !!Muito agradecida se puder me ajudar!

    • Oi Luana,

      Acabei de ver seu comentário. Vou te mandar uma e-mail e ai trocamos mais ideias.
      Me dá só um tempinho que estou respondendo os comentários aqui do Blog!!
      Com certeza posso te ajudar. 🙂

      Grande abraço,
      Iaponira Diniz

  5. Oi Iaponira! Gostei do seu blog, mas como pode observar pelos comentários, tem muitos brasileiros descendentes de italianos, eu inclusive. Não conheço a Itália, meus avós saíram de Mont D’Alba, Piemont e eu quero muito chegar até lá. Não falo italiano e tudo que diz respeito a Itália me interessa. Quero fazer essa viagem mas ainda estou meio “perdida”, sem saber direito por onde começar. Mande sugestões para marinheiros de primeira viagem. Só tenho um medo: acontecer o mesmo que houve com você. Não querer voltar! Bjs

    • Oi Fátima!
      Que bom que você esta gostando do meu blog… Espero que continue assim!!
      Você tem razão, grande parte da minha lista aqui no Blog e dos meus fãs no facebook são descendentes de italianos… 🙂
      Fiz uma pesquisa rápida no Google e descobri a cidade dos seus avós, Monforte D’Alba que fica na Província de Cuneo na região como você havia dito de Piemonte. Essa região fica no norte da Itália. Ali existem belíssimos lugares para se visitar. A minha sugestão se você quer curtir a cidade dos seus avós seria ir ate Milão, depois alugar um carro para chegar no “paese” deles. São somente 171 km. Ali em torno tem muita coisa para conhecer. Você pode ir a Torino, Genova que para mim é muito linda, fazer a costa da Liguria onde tem Cinque Terre… Na verdade são tantas opções.
      So não pode deixar de passar em Roma, que fica um pouco longe desta região, mas nada que um trem de alta velocidade não possa resolver. Milão X Roma se faz em 3 horas.
      Espero que em breve você esteja por aqui…e se preocupe mesmo, porque não dà vontade de voltar. 🙂

      P.S.: Muito obrigada pela mensagem.

      Grande abraço,

  6. Ola, Iaponira. Adorei seu blog. Tudo que fala da Italia chama minha atencao porque amo de paixao essa terra linda. Vou pesquisar mais sobre os Patrimonios da Humanidade que estao na Italia. Alguns conheci em 2007. Os outros…vou me organizer para conhece-los em breve. Um beijao pra vc e obrigada por essa maravilha.

    • Oi Roseli,
      Espero que você continue gostando do meu blog e sinta-se a vontade para deixar sempre mensagens! 🙂
      A Itália é realmente linda e tem muito coisa para se ver e se encantar…
      Eu que agradeço o seu comentário!!
      Abraço grande!!

  7. Olá Iaponira!!
    Amei tudo, esse trabalho que você faz, é maravilhoso, a cada post que você publica aumenta minha vontade de conhecer a Itália.
    Grande abraço!
    Lani

  8. Adorei e vi que até a cidade natal de minha avó está relacionada na sua matéria: Mantova.
    Não tem como não gostar da Italia pois toda ela é rica em história, beleza, encantamento…
    Obrigada pelo excelente trabalho. Bjs

    • Ola Ligia,
      Que bom que você gostou do meu post e ainda se identificou com a cidade da sua avo, Mantova. … Muito legal isso. 🙂
      A Itália é realmente encantadora e espero continuar agradando com os meus posts.
      Eu que agradeço o seu comentário. Muito obrigada mesmo.
      Beijos

  9. Adorei o post.
    Fico imaginando como teria sido maravilhoso se nossos avós e bisavós tivessem tido a oportunidade de retornar à Pátria mãe para admirar esses lugares todos. Infelizmente, na época, era preciso decidir: “emigrar ou morrer”. Atravessaram o mar, trabalharam muito, passaram fome, criaram seus filhos e viveram com saudade de quem ficou.

    Bom fim de semana!

    • Ola Zulmir!
      Linda a sua mensagem. São tantas as pessoas no Brasil, descendentes de italianos, e que trazem um pouquinho da Itália no coração através de seus ancestrais.
      Que bom que você gostou do meu post, espero continuar sempre agradando.
      Abraços,

  10. Oi Iaponira,boa noite!Adorei a sua abordagem histórica e geográfica sobre a Itália.Meus avós maternos são de Trevíglio e Veneza e os de origem paterna são de Firenza,provincia de Macerata,vale dos grilos.Quero conhecer a Itália, de Norte a Sul e descer pra Grécia e ir até o Egito e Alexandria.Estou me aposentando em 2017 e pretendo morar 6 meses entre Veneza e Firenze. Procuraremos por vc.A ITÁLIA FASCINA A TODOS pela sua exuberância.

    • Ola Candelaria,
      Nossa muito interessante a sua descendência italiana… Seus avós maternos são da região de Veneto e por parte de pai tem descendência das regiões Toscana e Marche!
      Ficarei muito feliz se puder te ajudar de alguma forma quando vier por aqui! 🙂 Não esqueça mesmo de me procurar.
      Concordo com você! A Itália realmente nos fascina…
      Abraços,

  11. Maravilhoso,quantos lugares lindos da Itália q amo tanto,saudades de lugares q já visitei e vontade de conhecer outros ( Costa amalfitana,alguns dias desfrutando da Toscana ,etc. Q já fui mas não pude ficar muito tempo e tb quero me hospedar sem pressa) muito bom,Em breve pedirei dicas de onde se hospedar na Toscana. Kkk bom fim de semana

    • Ola Tania,
      Somos duas apaixonadas pela Itália. E cada vez que conheço um lugar diferente me encanto ainda mais…
      Em junho quero conhecer a Costa Amalfitana. Se precisar de informações da Toscana é claro que posso te ajudar. 🙂
      Muito obrigada pelo seu comentario!
      Abraços e bom fim de semana!

    • Oi Ana Cristina,
      Muito obrigada pela sua mensagem!
      Seja bem vinda mais uma vez aqui na Itália. Tenho certeza que você ira aproveitar muito.
      Se precisar de alguma dica que eu possa ajudar é só me escrever.
      Abraços,

  12. Simplesmente maravilhoso, parece tudo mágico!!!!
    Ainda conhecerei a Itália, e quem sabe se não nos encontramos não é?
    Parabéns, continue fazendo estas postagens maravilhosas.
    Abraços.

    • Oi Wagner,
      Fantástico para mim e receber uma mensagem como a sua.
      Fico imensamente feliz de saber que existem pessoas como você que estão acompanhando o meu blog e que estão gostando. 🙂
      Obrigada de todo o coração.
      Abraços,

  13. achei muito lindo parece q ajemte viaja junto nao conheço italia nem alemanha ,pois meu sonho ainda e de conhecer . sou desendente
    polones.minha vo era do polonia sou jarzynka sombrenome .isso e de solteira … acho muito maravilhoso esses lugares europeus …

    • Adorei suas informações. Sou nascida em SP, mas meus avós paternos nasceram na Itália e tenho muita vontade de ir até lá, porque me identifico muito com a música, comidas , história e lugares. Espero em breve realizar meu sonho. Um abraço e parabéns!! Adorei!!

      • Oi Nice,
        Muito obrigada pela sua mensagem! Espero que você continue curtindo o meu blog!
        E não esqueça de acreditar nos seus sonhos, porque eles se tornam realidade…
        Tenho certeza que o mais breve possível estará aqui visitando a Itália.
        Abraços,

  14. Olá Iapunira, não tem como não ler tudo: fiquei anestesiada, fascinada, totalmente envolvida. A Itália é um lugar abençoado, espetacular. Fico cada dia mais apaixonada. Obrigada por ter me enviado.

    • Oi Marta!
      Obrigada pelo seu comentário!
      A Itália é realmente apaixonante eu descobri escrevendo esse post lugares que nem imaginava.
      Em breve vou querer ir e compartilhar aqui com vocês!!
      Abraços,

  15. Cara Iaponira , meus parabens pela fascinante materia.Li tudo , vou voltar e rever agora com menos ansiedade.Realmente a Italia e um caso de amor.Meus ancestrais do lado paterno sao italianos , e meus avos vieram para o Brasil com 15 anos e tenho muito orgulho deles e da capacidade de trabalho, de determinaçao, para nao dizer da cozinha com seus aromas e sabores que povoam meu imaginario e relembra a infancia…Parabens mais uma vez e tenho divulgado o blog entre meus amigos …

    • Oi Beatriz!
      Eu sou suspeita pra falar da Itália, foi caso de amor a primeira vista!
      E ainda por cima encontrei o meu amor aqui também! Tudo perfeito.
      Obrigada pela sua mensagem é muito importante pra mim saber que estou no caminho certo.
      Abraços,

      P.S.: Obrigada também por divulgar meu blog entre seus amigos.

  16. Hoje ganhei o dia relembrando através de teu maravilhoso site, alguns lugares que já visitei e outros que irei visitar. Meus antepassados eram imigrantes italianos e sinto esse orgulho , aqui e mais ainda quando estou na Italia..
    Parabéns pela matéria e mille grazie.
    Bea

    • Oi Beatriz!!
      Fico muito feliz de receber mensagens como a sua!
      Não é a toa que a Itália e o Brasil possuem uma ligação muito forte, afinal de contas são tantos brasileiros que tem descendência italiana!
      Realmente existe uma relação de amor e vou te dizer que por aqui eles também são apaixonados pelo Brasil.
      Muito obrigada pelo seu comentário!
      Abraços,

  17. Muito bom dia!
    Post maravilhoso.
    Amei todas as fotos e as características. E tudo isso me faz sonhar mais ainda com a minha viagem com minha família.
    Perfeito!
    Parabéns!!
    Beijos

  18. Matéria maravilhosa. A cada dia tenho mais certeza que quero passar um tempo neste pais…Obrigado por compartilhar com a gente tudo isso. beijo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *