O que é a Dieta Mediterrânea?

Dieta Mediterranea - Capa

A dieta mediterrânea é um modelo nutricional inspirado nos padrões alimentares tradicionais de três países europeus e um africano, que pertencem a bacia do Mediterrâneo: Itália, Grécia, Espanha e Marrocos.

Este modelo nutricional foi abandonado durante o “boom” econômico dos anos sessenta e setenta, porque foi considerada muito pobre, e pouco atraente em comparação com outros padrões alimentares “ricos” ,em particular dos Estados Unidos. Finalmente depois desses anos a dieta mediterrânea está reconquistando seu lugar devido aos seus padrões nutricionais, através do interesse do consumidor que busca cada vez mais um estilo de vida saudável.

Esse fenômeno vem acontecendo depois da década de noventa principalmente em países que não fazem parte do mediterrâneo como por exemplo, Argentina, Uruguai, partes dos Estados Unidos da América e Austrália. (Wikipédia)

Dieta Mediterranea - Divisao Alimentar

A dieta mediterrânea está voltada principalmente para a escolha correta dos alimentos, onde a questão das calorias desempenha um papel bem menor. Um homem adulto precisaria de cerca de 2.500 calorias por dia, dos quais 60% devem vir de carboidratos, menos de 30% de gordura, e apenas 10% de proteína.

Os princípios mais importantes da dieta mediterrânea estão contidos nas seguintes diretrizes:

  • O aumento do consumo de proteína vegetal em respeito a proteína animal;
  • Redução de gorduras saturadas em favor dos vegetais insaturados;
  • Elevada introdução de fibra alimentar;
  • Redução do colesterol;
  • O consumo de carne branca é predominante em relação a carne vermelha, que deve ser limitada a uma ou duas vezes por semana;
  • Os doces devem ser consumidos apenas em ocasiões especiais;
  • Redução drástica no consumo de: enlatados, bebidas alcoólicas, açúcar, manteiga, queijo amarelo, maionese, sal, margarina, carne bovina e suína (especialmente cortes gordos), banha e café.

 

Iaponira Diniz

Quem faz Iaponira Diniz

Nascida na cidade do Rio de Janeiro, carioca da gema, me apaixonei pela Itália na minha primeira viagem em 2009. Assim que coloquei meus “pezinhos” nesta terra decidi que era aqui que gostaria de ficar durante um bom tempo… Depois da minha primeira viagem por essas bandas, todas as minhas próximas férias foram dedicadas exclusivamente para conhecer e explorar ainda mais este maravilhoso País!!! Apaixonada por vinhos, queijos, massas, doces, viagens, onde mais eu poderia estar??

Assine a minha lista para receber dicas, receitas e atualizações do Blog, e ganhe um e-Book com 10 receitas italianas!

Respeito sua privacidade!! NUNCA enviarei SPAM!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *