Panna Cotta

Panna Cotta 800 600

A sobremesa panna cotta é, definitivamente, uma das mais populares aqui na Itália, sua preparação  é muito simples e possui um sabor particularmente delicado.
As origens exatas deste doce são desconhecidas, só sabemos que ele nasceu na região de Piemonte  no início do século XX .
 A panna cotta é uma sobremesa que pode ser preparada com muitas variações e combinações. Existem realmente várias preparações semelhantes que exigem a adição de outros ingredientes para criação de  novos sabores.
A panna cotta é sobremesa muito simples e saborosa , que se presta bem a cada temporada , graças à infinita variedade de acompanhamentos , como caramelo, chocolate derretido e  frutas frescas da estação. Uma das combinações mais utilizadas aqui na Itália é a panna cotta com frutas vermelhas (amoras, framboesas, mirtilo, morango…).

INGREDIENTES:

1 fava de baunilha                                                 6grs gelatina incolor (em folha)

150grs. açúcar de confeiteiro                              50 ml. creme de leite fresco

MODO DE FAZER:

Colocar de molho as folhas de gelatina em água gelada por 10 minutos. Corte ao longo a fava de baunilha extraindo as sementes e reserve. Coloque o creme de leite fresco em uma panela pequena.Panna_cotta_seq_1Adicione na panela a fava de baunilha cortada ao longo com as suas sementes (se você não gostar de baunilha pode substituir por raspas de limão ) e o açúcar de confeiteiro, aqueça em fogo baixo sem deixar ferver.Panna_cotta_seq_2Retire a gelatina que deve estar amolecida e deixe escorrer bem a água, mergulhe no creme ainda quente que está na panela mexendo para que a mesma possa se dissolver totalmente. Depois de tudo misturado coe o creme em uma peneira bem fina separando a fava e sementes da baunilha.Panna_cotta_seq_3Agora separe 4 potes de 125 ml cada ou um recipiente de 500 ml, como preferir. Molhar o interior dos recipientes com água (ou , se você preferir pode banhar com um pouco de rum) , isto ajuda na hora de tirar da forma quando estiver pronta para ser servida. Despeje o creme da panna cotta ajudando com uma concha. Leve a geladeira para dar consistência pelo menos por 5 horas. Para preparar para servir mergulhe a parte de baixo dos recipientes por alguns segundos em água fervente para ajudar a sair da forma. A panna cotta pode ser servida naturalmente ou acompanhada de uma calda de caramelo, chocolate derretido ou com frutas da estação. Como já dito anteriormente esta sobremesa e muito consumida aqui na Itália com frutas vermelhas.Panna_cotta_seq_4Não esqueçam de deixar seus COMENTÁRIOS!!

BUON APPETITO!!!

 pensou em ter mais receitas simples, práticas e fáceis como essa?

Quem sabe recordar os aromas e sabores de quando a Nonna cozinhava… 

Clique aqui e conheça o meu e-Book!

Divulgacao e-Book

E se você gosta de vinhos não pode deixar de conhecer meu Blog SaporeDiVino.

Clique aqui para conhecer!

Divulgacao Sapore 600

 

Iaponira Diniz

Quem faz Iaponira Diniz

Nascida na cidade do Rio de Janeiro, carioca da gema, me apaixonei pela Itália na minha primeira viagem em 2009. Assim que coloquei meus “pezinhos” nesta terra decidi que era aqui que gostaria de ficar durante um bom tempo… Depois da minha primeira viagem por essas bandas, todas as minhas próximas férias foram dedicadas exclusivamente para conhecer e explorar ainda mais este maravilhoso País!!! Apaixonada por vinhos, queijos, massas, doces, viagens, onde mais eu poderia estar??

Assine a minha lista para receber dicas, receitas e atualizações do Blog, e ganhe um e-Book com 10 receitas italianas!

Respeito sua privacidade!! NUNCA enviarei SPAM!!

4 ideias sobre “Panna Cotta

  1. Olá!
    Conheci a Itália este ano e assim como você, me apaixonei!!! E amei panna cotta, como todo seu sabor e delicadeza, mas tive uma dúvida em sua receita, que se refere a quantidade de creme de leite. São 50 ml mesmo ou 500 ml??

    Obrigada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *