Pizza Italiana

pizza post blog1A massa da pizza é um preparado de base feita com farinha, água, fermento, azeite de oliva extra virgem e sal, que servirá para fazer todas as pizzas que você quiser, finas ou grossas, margarita, salame, champignon, portuguesa. Use a imaginação para escolher os seus complementos. Trabalhar a massa não demora muito tempo, se você seguir todas as instruções. A massa ideal deve ser elástica e macia. Lembre-se de começar a preparar a massa para pizza, pelo menos duas horas antes do desejo de fazer para saborear, pois a massa precisa descansar por um bom tempo, de modo a permitir uma boa fermentação.

Dificuldade: Baixa                                Preparação: 15 min.

Quantidade: 4 pessoas

INGREDIENTES:

600ml. água                      6 colh. sopa de azeite              2 colh. sopa rasa de açúcar

1Kg. farinha de trigo       25grs. fermento biológico       20grs. de sal

MODO DE FAZER:

Para preparar a massa da pizza é necessário que você disponha a farinha em um lugar espaçoso ou em uma tigela grande. Depois que despejar a farinha, faça um buraco no centro. Em um recipiente de vidro, coloque um copo de água morna,  o fermento, o açúcar e dissolva tudo muito bem. No buraco feito no centro da farinha coloque essa mistura dissolvida. (fermento, água e açúcar). Pizza seq1

Agora, em um outro recipiente, dissolva 20grs. de sal em um copo de água morna, adicione o azeite de oliva extra virgem, e posteriormente misture com a farinha. Mantenha perto de você um pouco de farinha e água morna, para trabalhar a massa da pizza até atingir a consistência desejada, que deve ser macia e elástica (dependendo da farinha utilizada, pode servir um pouco mais de água ou menos).Pizza seq2

Continue trabalhando a massa da pizza até ficar elástica e macia, mas consistente. Faça uma bola com a massa, e coloque-a em uma tigela grande, devidamente polvilhada com farinha na parte inferior (lembre-se que a massa vai dobrar seu volume). Cubra a tigela com um pano de prato limpo e deixe-a  descansar longe de correntes de ar quente, como o forno de sua própria casa. Espere até que a massa tenha dobrado de tamanho (que vai demorar entre 1 hora – 1 hora e meia). Depois da massa descansada é só começar a esticá-la. Pizza seq3

Lembre-se que a quantidade utilizada é que irá definir se você vai querer uma pizza mais fina ou mais grossa. Normalmente a quantidade desses ingredientes serve para fazer 4 pizzas do tamanho de um prato.

BUON APPETITO!!

Dica 1: Se você estiver tendo dificuldades para trabalhar a massa, primeiro tente misturar bem dentro de uma tigela grande, e depois continue a misturar num lugar onde você tenha mais espaço. Muito importante que a massa atinja o ponto de macia, bem elástica, e que descanse até dobrar de tamanho.

Dica 2: Não esqueça de usar a receita do “Sugo di Pomodoro” (molho de tomate) para montar a sua pizza!!  🙂

Deixe seus comentários sobre a receita, e suas experiências culinárias!!  🙂

 pensou em ter mais receitas simples, práticas e fáceis como essa?

Quem sabe recordar os aromas e sabores da Nonna! 

Clique aqui e conheça o meu e-Book!

Divulgacao e-Book

E se você gosta de vinhos não pode deixar de conhecer meu Blog SaporeDiVino.

Clique aqui para conhecer!

Divulgacao Sapore 600

Iaponira Diniz

Quem faz Iaponira Diniz

Nascida na cidade do Rio de Janeiro, carioca da gema, me apaixonei pela Itália na minha primeira viagem em 2009. Assim que coloquei meus “pezinhos” nesta terra decidi que era aqui que gostaria de ficar durante um bom tempo… Depois da minha primeira viagem por essas bandas, todas as minhas próximas férias foram dedicadas exclusivamente para conhecer e explorar ainda mais este maravilhoso País!!! Apaixonada por vinhos, queijos, massas, doces, viagens, onde mais eu poderia estar??

Assine a minha lista para receber dicas, receitas e atualizações do Blog, e ganhe um e-Book com 10 receitas italianas!

Respeito sua privacidade!! NUNCA enviarei SPAM!!

109 ideias sobre “Pizza Italiana

  1. Que massa sensacional! A melhor que já vi, não peço pizza delivery nunca mais!
    Uma dúvida: você comentou que pode congelar. Eu congelo já no formato da pizza ou posso congelar a massa em bola? Fico com receio de ficar difícil de moldá-la depois de descongelada
    abraço e obrigado!

    • Oi Gabriel,
      Que bom que você gostou da massa.
      Para congelar o melhor é fazer em bola, quando precisar usar é sò retirar do congelador algumas horas antes.
      Obrigada pelo comentário.
      Grande abraço,
      Iaponira Diniz

  2. Olá, Fiz essa receita no final de semana para a família, e todos amaram. A massa ficou uma delícia.
    Depois vou experimentar outras receitas sua.
    Parabéns!!

  3. Boa noite, essa sua receita é muito parecida com uma que pesquisei num site italiano de receitas, cujo qual fiz na tarde de ontem.

    Eu acabei fazendo a massa com algumas mudanças, acrescentando um (1) ovo e usando fermento instantâneo seco, que é três vezes mais forte que o fresco, por isso usei o pacotinho de 10g.

    Ao adicionar os ingredientes, minha intenção era particionar a água em 4, acrescentando 150 ml (por vez) aos poucos, sempre permitindo que a massa absorvesse todo o líquido. Acontece que após 450 ml, a massa tinha uma consistência firme e acabei ficando com receio de acrescentar mais 150 ml e deixá-la muito pegajosa.

    Feito isso, deixei descansando por 3 horas, e ela cresceu linda. Logo em seguida, eu dividi a massa em 6 bolas, para fazer bem fininha. Porém, o ideal seria dividir em 4 mesmo, pois dá para abrir melhor e também conseguir deixá-la fina.

    Resultado: a massa ficou boa, mas acho que aqueles 150 ml de água devem ter feito falta, pois ela ficou bem sequinha. O que desejo é ter uma massa crocante por fora, macia por dentro e fina. E para chegar nesse resultado, a temperatura do forno é fundamental, o material que for usar para pré-assar também é, como por exemplo, uma tela, enfim… São vários detalhes, fora as questões relacionadas aos ingredientes.

    O jeito é ir testando até encontrar aquela massa que deixa todo mundo satisfeito, ou quase todo mundo.

    Até +

    Parabéns pelo blog e receita!

    • Olá Rafael,
      Me deixa muito satisfeita ver que as pessoas se interessam pelo blog e pelas receitas. Aposto que a pizza ficou bem gostosa, cozinhar é assim mesmo, testar o que você está fazendo até encontrar a sua melhor maneira. Pode ser sim que tenha faltado os 150ml, mas tenho que certeza que após isto sua proxima pizza ficará melhor.
      Um grande abraço e siga o Sabores da Itália no Facebook também>
      https://www.facebook.com/saboresitalianos/

  4. Oi iaponira, obg pela receita. Tenho uma pergunta a fazer… Fiz tudo como manda a receita porem minha massa nao cresceu, sera que tem problema?

    Obg

    • Oi Maria Aparecida,
      Eu digo que sou sempre a favor de testarmos novas receitas.
      Não sou radical quanto aos ingredientes, é importante muitas das vezes adaptarmos, é importante lembrar que é um teste então não posso garantir que vai ficar igual.
      Se você testar, depois me conta como ficou. 🙂
      Grande abraço,
      Iaponira Diniz

  5. Bom dia.
    Fiz essa receita neste sábado e ficou maravilhosa. Amei. Sequinha e crocante. Será que vc teria receita de nhoque recheado? Mto grata.

  6. Olá, Iaponira.

    Parei um pouco aqui para lhe agradecer e te prestar um elogio. Sou muito fã de pizza. Mas fã daquela pizza italiana, com massa fininha e dos sabores mais tradicionais (apesar que gosto também de uma pizza doce), não dessas pizzas “massudas”.

    Por ser um apaixonado por pizza, meu sonho era um dia colocar na churrasqueira da minha casa um forno de pizza a lenha. Realizei meu sonho há pouco e o forno a lenha está lá.

    Pois bem. Era hora de procurar a receita da massa legitimamente italiana. Procurei várias receitas na internet e experimentei umas 3. Nenhuma ficou do jeito que eu queria. Uma não deu o ponto certo, a outra ficou muito mole e ficava encruada, não assava direito. Até que achei esse teu site/blog. A receita era bem parecida com uma que havia tentado antes. Então pensei: – não sei se vai dar certo também, mas vamos testar. Resolvi testar porque na sua receita a quantidade de azeite de oliva era menor. Arrisquei e acertei. Até que enfim tenho uma receita de massa de pizza legitimamente italiana.

    Acreditei, principalmente, porque vi que você é brasileira e resolveu morar na Itália. Estando naquele país, fica mais fácil ter acesso à receita deles de lá. Já tinha lido diversas receitas de que a massa era realmente italiana, mas nunca dava certo. O pessoal “achava” que era italiana, mas nem aos pés da receita original.

    Muitas vezes paramos para criticar, mas dessa vez resolvi parar para lhe informar que sua receita é perfeita e que a massa da pizza ficou exatamente do que jeito que eu sempre quis.

    Meus parabéns pelo site e pelo seu empenho.

    Att.

    Felipe.

    • Oi Felipe,
      so posso te agradecer pelas suas palavras!
      Acredita que me tornei uma amante da cozinha quando cheguei aqui na Itália?
      Eles tratam o assunto comida com muita seriedade e paixão, sem contar que é tudo controlado para que possa ter mais qualidade.
      Uma coisa que você disse que é realmente o diferencial do meu blog, tenho acesso as receitas tradicionais italianas por estar aqui, muitas das receitas do blog são receitas da família do meu marido.
      Se tiver qualquer dúvida nas receitas, basta entrar em contato. 🙂
      De novo obrigada pelo seu depoimento.

      Grande abraço,
      Iaponira Diniz

  7. Bom Dia Iaponira,
    Gostaria de saber se é possível usar 30g de fermento para pães, porque aqui na minha cidade não acha com frequência essas coisas ainda mais sendo domingo.

  8. Iponira,fiz a pizza no sábado e ficou tão boa que repeti novamente no domingo para a família todos amaram,mas preciso de sua ajuda peciso de uma massa que pre asse pq quero vender agora em Junho em uma festa aqui na minha cidade,mas preciso levar já pre pronta pra lá no evento só assar,ja quero começar a estocar pretendo fazer 1000 pizzas.Tem como me ajudar?Um grande abraço.

  9. Gostaria de saber se posso substituir o azeite extra virgem por oleo de soja,o óleo de cozinha normal.E se isso influencia na maciez da massa.

    • Oi Manoela,
      Você pode substituir, mas com certeza vai influenciar na maciez e até no gosto da massa da pizza.
      Se você fizer com óleo de soja, depois me diz como ficou. 🙂

      Abraços,
      Iaponira Diniz

  10. Boa Noite,tudo bem?
    Poderia me enviar umas receita de pizza e focaccia? preciso aprimorar e aprender outras receitas,pois eu estou montando uma pizzaria delivery em casa,mas estou inseguro na questão da massa. Se voce puder me ajudar,eu lhe agradeço muito.

  11. Ola trabalho com pizza quem quiser dicas de como como fazer a borda da pizza e deixar a pizza fofinha só me chamar no whats.. (99) 99132-5162

  12. Oi! Já usei essa receita várias vezes…. é deliciosa, mas a borda fica durinha e seca. Não consegui deixá-la macia e fofa como dos restaurantes. Sabe me dizer se é pela massa ou forno?

  13. Olá. Já experimentei várias receitas de pizza e sempre cometo algum erro porque a borda fica sempre grossa e dura,meio esbranquicada…não fica aquela borda fininha e agradavel de comer.queria fazer aquela borda recheada em que o requeijão fica preso dentro de uma fina camada de massa. O que eu devo fazer?Pode me enviar no email?

    • Oi Gabriel,
      Tudo bem?
      Desculpas pela demora da resposta, mas estive muito empenhada nesse inicio de ano.
      Eu nunca fiz pizza com a borda para rechear, mas acredito que seja na hora de colocar a massa no tabuleiro, deixando um pouco mais na borda.
      Assim a massa vai crescer maior ali para depois você poder rechear.
      Se eu descobrir alguma outra forma, te envio por e-mail.

      Grande abraço,
      Iaponira Diniz

      • Olha pra VC fazer uma pizza com borda … Basta VC esticar massa sobrando uns 2 centímetros para fora aí recheia a sua pizza mas deixe um espaço de um centímetro da beira ,coloque uma linha catupiri em volta da pizza toda…. Em seguida peguei a beira de massa q esticou sobrando e vai sobrando para dentro e aberto como se fosse um pastelzinho…. Mais ou menos isso…. Só mostrando mesmo pra poder entender

  14. Olá boa noite. Prazer em conhecê-la. Espero que possa nos ajudar. Estou montando um Menu de Pizza Italiana. Resolvi e achei bastante interessante usar 51 sabores referenciando cada cidade da Itália. Ex: Roma, Veneza etc. Pesquisei os ingredientes típicos da culinária de cada cidade e adaptando a outros devido estarmos no Brasil. Já tive a oportunidade de ser proprietário e chef de cozinha e pizzaiolo da pizzaria no ano 2000 à 2004. Mas minha massa levava além dos ingredientes citados acima por vc, ovos, leite e cerveja. Gostaria e se possível me ajudasse a caracterizar o cardápio e que nos trouxesse mais sabedoria. Para que possamos fazer um ótimo trabalho a oferecer a nossos clientes . Um forte abraço

    • Oi Aleandro,
      Desculpas pelo atraso em te responder.
      Além de inicio de ano ser uma loucura, lancei um outro blog sobre vinhos e estou com tempo mais escasso.
      Vou te enviar um e-mail com umas receitas de pizza e focaccia.
      Sucesso no seu empreendimento! 🙂

      Grande abraço,
      Iaponira Diniz

    • Oi Ana,
      Mil perdoes por não ter visto sua mensagem… 🙁
      Mas fim de ano estava super enrolada, sem contar que tenho me dedicado a um novo blog.
      Espero que você tenha feito a pizza, de qualquer forma o ideal era utilizar o papel vegetal.
      Se puder me dá um retorno.

      Grande abraço,
      Iaponira Diniz

  15. Boa noite. Gosto bastante do mundo da gastronomia italiana e adorei seu blog. Conseguiria me enviar algumas receitas de pizza e focaccia por email? Obrigado pela atenção.

  16. Olá! Acabei de voltar da Itália depois de duas semanas de férias por lá e me perguntando: como voltar a comer aquelas pizzas maravilhosas, daí encontrei seu blog. Vou fazer a receita de massa de pizza, mas gostaria de saber se a massa batida em batedeira planetária fica tão boa quando a feita somente com as mãos e se, para utilizar 1/2 kg de farinha de trigo, basta somente utilizara a metada dos demais ingredientes. Bjs.

    • Oi Fatima,
      Realmente é difícil ficar sem as pizzas daqui… 🙂
      Bem depois me conta como ficou a sua pizza, certamente você pode fazer a metade da receita.
      Normalmente faço com as mãos, ainda não utilizei uma batedeira planetária, mas acho que você pode experimentar.
      Sou a favor de fazer da forma que melhor nos convém. 🙂
      E me desculpe pela resposta em atraso, mas estava de férias com acesso restrito a internet.

      Grande abraço,
      Iaponira Diniz

  17. ola,
    depois que vi seu blog, animei montar uma casa de massas semi prontas, estou treinando bem em pizzas, vou fazer esta sua receita, mas sinceramente estou com medo de usar esta quantidade de azeite(6 colheres) porque sempre fiz com 2 somente, mas mesmo assim vou experimentar, preciso de uma massa bem fofa e macia, a que tenho sinto que é meio pesada, nao sequinha, alguma dica pra ensinar????
    Sem falar que minha descendencia é italiana ja esta no sangue rsrsr
    obrigada pela atençao.
    att.

    • Oi Marilea,
      Poxa que legal!
      Espero que o meu blog possa te auxiliar nessa nova estrada.
      Se precisar de alguma coisa, alguma receita é só me mandar um e-mail, que dentro do possível terei o maior prazer em te ajudar.
      Vou te enviar algumas receitas de pizza e focaccia.
      Muito obrigada pelo seu comentário. 🙂
      Grande abraço,
      Iaponira Diniz

    • Olà Luiza,

      A massa de pizza pode sim ser congelada.
      O ideal é que depois do preparo você envolva a massa em papel manteiga, e depois coloque dentro daqueles sacos herméticos que ficam bem vedados.
      Você pode manter a massa congelada por até 6 meses.
      Para utilizar deixe-a descongelar a temperatura ambiente e depois é só montar a sua pizza!
      Espero que tenha ajudado.

      Grande abraço,
      Iaponira Diniz

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *