Regiões da Itália

Regioes Italia

São  20  as regiões da Itália, sendo que duas são ilhas: Sicília e Sardenha. Na Itália, cada região possui as suas províncias (que seria equivalente ao que denominamos estado no Brasil), órgãos governamentais locais nos quais são formadas por um número de cidades chamadas de “Comune“.

As regiões da Itália possuem características próprias e gastronomia peculiar. 

Na região Norte da Itália, onde ficam as cidades mais famosas como Milão, Parma, Gênova e Veneza, é onde se aprecia uma cozinha mais refinada, pois possui grande influência francesa, austríaca e húngara com produtos derivados de leite e receitas à base de manteiga e carnes vermelhas.Duomo-di-Milano

A região da Toscana, que se localiza no centro do país, é a mais famosa de todas, consegue unir harmonia, simplicidade e elegância em sua culinária.  Seus pratos são simples, frescos, saudáveis e refinados ao mesmo tempo.  Valorizam os ingredientes crus com a mais alta qualidade e utilizam o que a terra produz em cada estação. Os temperos mais utilizados são a sálvia, o alecrim, o louro e principalmente a salsa.Toscana

Já a região Sul do país é conhecida pela grande exuberância do seu litoral, e  dona de uma cozinha saborosa, que privilegia os frutos do mar, os queijos fortes e os vinhos doces. Conhecendo um pouco mais da sua culinária irá perceber que a massa não perde o seu lugar, se harmonizando perfeitamente com muito sucesso aos peixes e frutos do mar.Positano

Se você gostou de conhecer um pouquinho das regiões da Itália, deixe seu COMENTÁRIO!!

BUON APPETITO!!

Iaponira Diniz

Quem faz Iaponira Diniz

Nascida na cidade do Rio de Janeiro, carioca da gema, me apaixonei pela Itália na minha primeira viagem em 2009. Assim que coloquei meus “pezinhos” nesta terra decidi que era aqui que gostaria de ficar durante um bom tempo… Depois da minha primeira viagem por essas bandas, todas as minhas próximas férias foram dedicadas exclusivamente para conhecer e explorar ainda mais este maravilhoso País!!! Apaixonada por vinhos, queijos, massas, doces, viagens, onde mais eu poderia estar??

Assine a minha lista para receber dicas, receitas e atualizações do Blog, e ganhe um e-Book com 10 receitas italianas!

Respeito sua privacidade!! NUNCA enviarei SPAM!!

29 ideias sobre “Regiões da Itália

  1. Parabéns pelo Blog!

    Gosto muito da Itália, espcialmente a Toscana. Montepulcioano é um encanto…os vinhos nos fazem viajar no tempo!
    Maravilhosas suas receitas.

  2. Parabéns pelo Blog!

    Gosto muito da Itália, espcialmente a Toscana. Montepulcioano é um encanto…os vinhos nos fazem viajar no tempo!

  3. É maravilhoso ter notícias da Itália. Visitei inúmeras cidades, em Outubro de 2012. Da região de Abruzzo até Trento. Mta adrenalina e emoção…Cada cidade com sua particularidade. Os vinhos excelentes e com preços acessíveis, sem contar a gastronomia… A energia é mto forte. Sinto que preciso retornar… Quem sabe um dia morar lá! Amei!!!
    Parabéns pelo seu Blog, pelas suas receitas. Parabéns por escolher a Itália, este País que me encantou e me conquistou.
    Obrigada e um grande abraço.

    • Oi Tere,
      Você fez um belo giro por aqui.
      Eu, como sempre digo, sou suspeita para falar da Itália.
      Amo cada pedacinho aqui, as comidas, os vinhos… Por falar em vinhos, que é uma das minhas paixões, acabei de lançar um blog sobre esse assunto.
      Se você quiser conhecer: http://www.saporedivino.com.br
      Muito obrigada pelos elogios.
      E quando vier por aqui, se precisar de dicas é só falar comigo.
      Grande abraço,
      Iaponira Diniz

  4. Adorei ver estas regiões maravilhosas , tenho um sonho dourado de conhecer se bem que minha família tem origem lá na Itália .Parece que todas as vezes que vejo a Toscana parece que não é para mim uma região desconhecida. Sinto uma grande saudade . Mas acho que deve ser porque gostaria muito de conhecer.

  5. Fiz minha primeira viagem a Itália em junho/2014, período da Copa no Brasil, e não consegui pensar em outra coisa desde então: quero viver na Itália! Que lugar lindo, pessoas maravilhosas… Estivemos nesse período em Paris e só conseguia pensar no tempo que estava perdendo por lá, pq queria estar na Itália! Dentre as cidades que conheci,Veneza encantou meu marido; Bassano del Grappa e Firenze me hipnotizaram; mas com certeza moraria em Roma! Fomos nas regiões da Toscana e Veneto, além de Roma, e o único lugar que não curti foi Verona. De resto, não vejo a hora de voltar!!!

    • Oi Viviane,
      A Itália realmente encanta, eu sou suspeita para falar…
      Amo cada cantinho, e ainda por cima casei com um italiano! 🙂
      Adorei seu comentário, espero que você volte em breve.
      Grande abraço,
      Iaponira Diniz

    • Oi Angela,
      Bologna ainda não tive a oportunidade de conhecer, mas é uma cidade grande e muito importante aqui na Itália.
      Ferrara já estive, e me apaixonei pela cidade. Tem um belo castelo. Espero em breve fazer um post sobre Ferrara.
      Grande abraço,
      Iaponira Diniz

    • Oi Angela,
      Que bom que você está gostando das receitas!
      Conheço Ferrara, é linda de morrer, tem um castelo maravilhoso no centro histórico.
      Bolonha está nos meus planos, até hoje só passei pela estação de trem… 🙂
      Muito obrigada pelo seu comentário.
      Grande abraço,
      Iaponira Diniz

  6. Muito legal o seu blog, a comida italiana é tudo de bom. Só faltou falar dos vinhos…eu como enófila sei que os vinhos italianos são maravilhosos.

    • Oi Tattiana,

      Que bom que você gostou do meu blog.
      Eu particularmente gostei ainda mais do seu comentário, você acabou me dando a ideia de criar uma página sobre vinhos.
      Assim como você, sou apaixonada, mas vou precisar estudar para compartilhar com segurança.
      Os vinhos aqui são realmente maravilhosos.
      Mais uma vez muito obrigada pelo seu comentário. 🙂

      Grande abraço,
      Iaponira Diniz

      • Adorei seu blog voce nos deixa com saudades da Bella Italia sou a primeira filha brasileira de imigrantes do qual muito me orgulhoconheço bem a Italia que e apaixonante estive em Capri e tive a oportunidade de estar com Pepino de Capri tocando para mim em seu bar,jamais esquecerei os girassois da Toscana ,gosto tanto que para nossos irmaos sou produtora de um programa de musicas italianas que esta no ar a doze anos na radio trianon am 740 e tambem pela radio universal de Santos apresentado pelo WanderleyDuarte apresentador esse que interagem comos ouvintes dando a oportunidade de oferecerem musicas ,temos tambem parentes da italia que mandam seus recados aos parentes e amigos do Brasil atravez da internete tocamos musicas deste o tempo de nossas avos ate as ultimas novidades do Festival de San Remo .e ja nos preparamos para dia 5.5 estarmos com os IL VOLLO que aguardamos com ansiedade convidamos a todos para estarem conosco todos os domingos das 12.30 as 14hs AM 740 Trianon
        on lWW. TRIANONAM.COM.BR
        Domingoitaliano.com.br aguardo voces

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *