Roma – Via Appia Antica

VIa Appia Antica 03

Hoje vou mostrar um pedacinho de história dessa “Cidade Eterna” que tanto amamos. Essa minha visita já estava prevista há tanto tempo, mas por incrível que pareça com essa vida corrida, às vezes deixamos de fazer coisas simples, em detrimento de outras que classificamos mais importantes. O lugar é a Via Appia Antica, uma estrada romana que ligava Roma a Brindisi, uma localidade da região da Puglia, onde na época existia um importante porto da Grécia e do Oriente.

VIa Appia Antica 08

Com certeza a Via Appia Antica é a estrada mais famosa e conhecida do período romano, e ainda hoje podemos encontrar ruínas daquela época. Ela foi construída entre os anos 314 a.C e 244 a.C. Só para ter uma noção da distância, de Roma até Brindisi, que fica posicionada no “taco da bota”, são mais ou menos 563 Km. Mas vamos falar agora como você pode explorar esse belíssimo lugar aqui de Roma.

VIa Appia Antica 06

O ideal é que você escolha um dia de sol para poder aproveitar toda a paisagem que esse lugar encantador oferece. Você poderá percorrer a estrada a pé (ela é aberta ao trânsito somente para moradores) ou de bike. Existe até um serviço de aluguel de bicicletas que vou deixar descrito aqui no final do post. Já que eu falei de “moradores”, depois da 2a. Guerra Mundial foram construídas algumas casas, aqui são chamadas de “villas”, e na época era considerado muito chique habitar nessa zona. Graças a alguém de bom senso no início dos anos 70 resolveram proibir qualquer construção no percurso dessa via. VIa Appia Antica 07

Nesse período foram feitas obras de restauração com o objetivo de reproduzir um pedaço da Via Appia exatamente como era no período romano. A coisa mais interessante desse passeio é que além de você curtir a natureza, de vez em quando você se depara com um monumento romano ou uma ruína, e ai, nesse momento se você quiser é só tentar se transportar para mais de 2.000 anos atrás e imaginar como seria a vida naquela época.VIa Appia Antica 02

Para aqueles que gostam de história, de paisagem, de caminhada ou andar de bike, conhecer a Via Appia Antica será no mínimo uma “passegiata” interessante, na realidade para mim é imperdível, a cada passo você se transporta ao passado. É provavelmente um dos locais históricos da “Cidade Eterna” menos conhecidos, mas não menos belo do que outros. Um lugar que te oferece a oportunidade de ver e “tocar” monumentos e ruínas e apreciar a grande habilidade dos romanos para construir estradas, e é por um desses motivos que essa estrada era conhecida como “Regina Viarum”, que quer dizer, “Rainha das Estradas”.VIa Appia Antica 04

Como chegar:

1-)Entrada pelo “Valle della Cafarella” – Ponto de informação – Largo Tacchi:

Metro Linha A: Saltar na estação Colli Albani – Ônibus que deixam perto: Linha 87 e 765

2-) Entrada pela área do Aqueduto: Via Lemonia:

Metro Linha A: Saltar na estação Subaugusta – Ônibus que deixam perto: Linha 451, 503, 552, 557, 558, 559, 590, 650 e 654.

Aluguel de bikes:

Via Appia Antica, 58/60 –

Horários: Novembro a Março – Segunda a Sexta ( 09:30 -13:00 14:00 – 17:00) – Sábados, Domingos e Feriados (09:30 – 17:00)

Horários: Abril a Outubro- Segunda a Sexta ( 09:30 -13:00 14:00 – 17:30) – Sábados, Domingos e Feriados (09:30 – 18:30)

Se estiver vindo para Roma, aproveite para fazer a sua reserva com o Booking:

BUON APPETITO!! 🙂

Não se esqueça de deixar seu COMENTÁRIO aqui embaixo!

Iaponira Diniz

Quem faz Iaponira Diniz

Nascida na cidade do Rio de Janeiro, carioca da gema, me apaixonei pela Itália na minha primeira viagem em 2009. Assim que coloquei meus “pezinhos” nesta terra decidi que era aqui que gostaria de ficar durante um bom tempo… Depois da minha primeira viagem por essas bandas, todas as minhas próximas férias foram dedicadas exclusivamente para conhecer e explorar ainda mais este maravilhoso País!!! Apaixonada por vinhos, queijos, massas, doces, viagens, onde mais eu poderia estar??

Assine a minha lista para receber dicas, receitas e atualizações do Blog, e ganhe um e-Book com 10 receitas italianas!

Respeito sua privacidade!! NUNCA enviarei SPAM!!

Uma ideia sobre “Roma – Via Appia Antica

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *