Salsa Besciamella

SALSA Besciamella IMAGEMA “Salsa Besciamella”, o nosso conhecido molho branco, pode ser também chamado na Itália pelo seu nome original “salsa à la Bechameil”. Este molho é originário da França, mas muito usado aqui  na Itália nos “primi piatti”, “secondi piatti” e “antipasti”. Segundo alguns registros, o inventor do molho foi o Marquês de Nointel, Louis de Bechamel, quem primeiro apresentou esse molho nas suas receitas no século XVII. O nome “Besciamella”, no entanto, só foi concedido depois de François Pierre de la Varenne, chef do rei Luís XIV, incluiu em seu livro “Le Cuisinier François” dando-lhe este nome em homenagem ao seu inventor.
Atualmente, alguns chefs muito famosos concordam que a provável origem da salsa Besciamella pode ter sido derivada de um molho toscano exportado para a França por Catarina de Medici, nobre italiana que se tornou rainha consorte da França ao se casar em 1533 com o rei Henrique II.

Dificuldade: Muito Baixa                          Preparação: 15 min.

Quantidade: 4 pessoas

INGREDIENTES:

1 litro leite                                      100 grs de manteiga           100 grs farinha de trigo

Sal a gosto                                      Noz Moscada

MODO DE FAZER:

Para começarmos a preparar o molho vamos colocar a manteiga para derreter em uma panela. Acrescentamos aos poucos a farinha peneirada e faça a cozinhar por alguns minutos. Atenção para não deixar a farinha empelotar, para isso mexa sempre essa mistura e utilize um fogo médio.salsa besciamella seq1

Ao final dessa mistura você terá alcançado o que os franceses chamam de “roux“. Neste ponto, retire a panela do fogo e adicione o leite quente e misture bem com uma colher de pau. Coloque a panela no fogo, em seguida, cozinhe em fogo baixo até que o molho comece a ferver e adicione uma pitada de sal e uma pitada de noz-moscada. Cubra a panela com uma tampa e deixe ferver o molho, em fogo baixo por 15 minutos, o tempo necessário para engrossar e não esqueça de mexer de vez em quando. Ao final dos 15 minutos seu molho está pronto!salsa besciamella seq2

A besciamella pode ser útil em pratos complexos, como lasanha, canelone e muitos outros, além de poder acompanhar os pratos assados de carne, legumes cozidos, peixes, suflês e etc. Aproveite para utilizar da forma que achar melhor!! 🙂

Se você gostou da receita  e da história da “Salsa Besciamella” não esqueça de deixar seus COMENTÁRIOS!!

BUON APPETITO!!

 pensou em ter mais receitas simples, práticas e fáceis como essa?

Quem sabe recordar os aromas e sabores de quando a Nonna cozinhava… 

Clique aqui e conheça o meu e-Book!

Divulgacao e-Book

E se você gosta de vinhos não pode deixar de conhecer meu Blog SaporeDiVino.

Clique aqui para conhecer!

Divulgacao Sapore 600

Iaponira Diniz

Quem faz Iaponira Diniz

Nascida na cidade do Rio de Janeiro, carioca da gema, me apaixonei pela Itália na minha primeira viagem em 2009. Assim que coloquei meus “pezinhos” nesta terra decidi que era aqui que gostaria de ficar durante um bom tempo… Depois da minha primeira viagem por essas bandas, todas as minhas próximas férias foram dedicadas exclusivamente para conhecer e explorar ainda mais este maravilhoso País!!! Apaixonada por vinhos, queijos, massas, doces, viagens, onde mais eu poderia estar??

Assine a minha lista para receber dicas, receitas e atualizações do Blog, e ganhe um e-Book com 10 receitas italianas!

Respeito sua privacidade!! NUNCA enviarei SPAM!!

30 ideias sobre “Salsa Besciamella

  1. Obrigado pelas dicas. Meu prato preferido para cozinhar é a lasanha, mas confesso que nunca a faço assim. Para a próxima vou tentar fazendo eu mesmo o molho bechamel, pois eu o compro sempre… Manterei ao corrente..
    Abraços desde Aveiro-Portugal

  2. Muito bom. Realmente fica diferente com a carne de porco e bacon, não sabia mas meu pessoal adorou e eu também. Obrigado pois disseram que era assim que minha vô fazia, ela veio da Itália,bj.

  3. Olá, costumo fazer este molho sem a noz moscada, pq aqui em casa quase ninguém gosta.
    qual a diferença de se colocar somente no próprio prato a noz moscada, altera mto o sabor?
    obrigada e parabéns!

    • Oi Ivani,
      A noz moscada realmente altera o sabor do prato, para mim é um sabor especial.
      Acredito que colocar diretamente no prato ira alterar o sabor, mas não será como quando levada do fogo junto com o molho.
      Uma dica seria você separar um pouco da besciamella para você em uma outra panela e adicionar a noz moscada e deixar no fogo baixo por mais ou menos 5 minutinhos para curtir o gostinho. Eu particularmente nunca experimentei a noz moscada diretamente no prato. 🙂
      Muito Obrigada pela sua mensagem!

      Abraços,

  4. Esta receita eu já conhecia, afinal minha família é de origem italiana! Fácil de fazer e tudo fica uma delicia!
    Tenho uma receita de sopa de cebola onde se usa este molho, querendo é só pedir!
    abraços

  5. Oi Tudo bem! Adoro molho branco , mas nunca tive uma receita que fosse original.Agora já vou fazer uma lasanha com esse molho e já estou com agua na boca.Depois conto como ficou.Abraços.

  6. Gostei muito do modo prático e bem explicado da feitura do molho branco. Só tenho que agradecer por vc. ser tão gentil em compartilhar conosco de suas receitas e seus passeios, neste blog que eu gosto muito. Felicidades!!!

  7. OLÁ:

    Adorei a receita do molho, em casa é um dos mais apreciados, mas, da próxima vez, vou fazer exatamente como vc recomendou.
    adora suas sugestões.

    FRANCISCO E CLARA…iluminem seu trabalho, e sua vida.

    beijos.

    • Oi Maria,
      Que bom que você está gostando do meu blog! Espero continuar te agradando.
      Quando fizer a receita me avise porque quero saber se você gostou. 🙂
      Obrigada pelo seu comentário e tenho certeza que eles estão me iluminando.
      Tudo de bom para você!

      Beijos,

    • Buon pomeriggio Cleudes!
      Esse molho realmente pode ser utilizado de tantas formas, ne?
      So para lembrar que dizem que a origem é francesa, mas a receita que eu postei é exatamente como é feito aqui na Italia. 🙂
      Obrigada pelo seu comentario!

      Abraços,

  8. Oi, sempre tive um pouco de dificuldade num molho tão fácil como molho branco, se for confirmado as minhas vizitas, farei algum prato para ver se acerto desta vez o molho. Obrigada pela receita.

    • Oi Roseli,
      Verdade, esse molho é muito prático e rápido, se quiser incrementar ao final pode misturar um pouco de queijo parmiggiano, mas só tem que ter cuidado para não colocar muito senão o molho fica muito grosso. O parmiggiano da um toque especial. 🙂
      Depois que provar deixa um comentário aqui no Blog…
      Muito obrigada pela mensagem.

      Grande Abraço,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *