Siena – Cidade do Palio

Siena capa

Você se dá conta da beleza de Siena somente alguns dias depois que a visitou. Sabe por que? Porque quando você está lá, muito ocupado tentando ver o máximo possível, você não percebe imediatamente a beleza desta cidade no meio da Toscana. As lembranças surgem apenas alguns dias depois: primeiro vem à mente Piazza del Campo com o Palazzo Pubblico e a Torre del Mangia; em seguida, o preto e branco do Duomo, o Batistério e todo o resto. E de repente você percebe que a cidade parece que parou na Idade Média, por conta da sua arquitetura e sua paisagem harmoniosa, coerente e bela de se observar.

Siena - Vista Alto

Siena é uma cidade onde você pode se locomover a pé muito facilmente (recomendo sapatos confortáveis, porque são muitas subidas e descidas), indo de um lado para o outro em menos de meia hora. Existem alguns lugares que são obrigatórios, como a Piazza del Campo, onde acontece o Palio di Siena, e imperdível também é o Duomo. Recomendo também se desligar um pouco do roteiro e se perder pelas ruelas. Você vai descobrir cantos e recantos deliciosos! Seguem alguns exemplos de lugares imperdíveis nesta cidade tão charmosa e amada pelos turistas de todo o mundo que é sempre lembrada como uma espécie de viagem no tempo, a busca de uma idade de ouro que pertenceu a muitas outras pequenas e grandes cidades italianas, e que nunca mais voltará.

Siena - Duomo 2

Duomo de Siena – Normalmente se visita o Duomo depois de ter passado pela Piazza del Campo. Mesmo já tendo contemplado a beleza da praça, o Palazzo Pubblico, você não precisa esperar para ser surpreendido novamente. Que coisa Siena poderá oferecer de ainda mais belo? A resposta é simples: o Duomo com a fachada predominantemente branco e preto, mas não importa o quão bonita é a sua fachada, as maiores joias se encontram dentro da Catedral. O chão possui símbolos esotéricos e histórias religiosas, você poderá apreciar afrescos de “Pinturicchio” e 4 estátuas que foram esculpidas por Michelangelo de 1501-1504 dentro da Capela Piccolomini.

Siena - Batistero1

Batistério de Siena – Logo atrás do Duomo de Siena, está o batistério que foi construído em 1325 e teve o papel de local religioso mais importante da cidade. Dentro você irá se encantar com os afrescos de Benvenuto di Giovanni (Os Milagres de Santo Antônio de Pádua – 1460), Pietro degli Orioli (A lavagem dos pés) e Lorenzo di Pietro, conhecido como “Velho” (afrescos de 1447/1450). A grande protagonista do Batistério é a pia batismal em bronze e mármore, localizado bem no centro do Batistério. Participaram da sua construção deixando suas marcas, Jacopo della Quercia, Giovanni di Turino, Lorenzo Ghiberti e Donatello.

Siena Descubrindo Siena

Piazza del Campo – é considerada uma das praças mais bonitas do mundo. Ela tem uma forma característica de uma concha com 9 entradas, essa forma pode ser observada do alto da Torre del Mangia. É exatamente nesta praça que acontece o Palio di Siena. Ponto obrigatório de passagem, é rodeada de restaurantes e lojas de souvenirs. O declive suave desta praça torna ainda mais impressionante silhueta do Palazzo Pubblico com a Torre del Mangia. Muitos turistas sentam-se ou deitam-se no chão para admirar o pedaço de céu que se abre sobre a praça. É uma forma de relaxar depois de tantas subidas e descidas que obrigam as ruas de Siena.

Siena - Piazza Principale

La Torre del Mangia – Se você sofre de vertigem, acho melhor não se aventurar a subir a 88 metros de altura, uma pena porque vai perder um visual deslumbrante, é realmente um show de tirar o fôlego. Você pode ver toda Siena: Piazza del Campo, o Duomo um pouco mais distante, e ao fundo as colinas. A torre tem o nome “Mangia” (comer) em homenagem a Giovanni di Duccio, o primeiro guarda da torre, que gostava de gastar todo o seu dinheiro comendo (mangiando) nas “Osterias” de Siena. Diz a lenda que durante a construção, ao pé da torre foram enterrados moedas e amuletos da sorte. Em cada canto da torre há pedras com inscrições em latim e hebraico, com o objetivo de afastar da torre as tempestades.

Siena - Palazzo Pubblico

Palazzo Pubblico – O Palazzo Pubblico de Siena é o lugar por excelência do poder político. Considerado um dos mais belos prédios públicos na Itália, sempre admirado pela grandeza e harmonia. A beleza que já é percebida durante a construção e que levou o governo municipal a emitir um decreto que obrigou os proprietários das casas da Piazza del Campo a construir palácios no mesmo estilo do Palazzo Pubblico, com a seguinte restrição, que não poderiam ser mais bonitos nem mesmo maiores.

Siena - Museo Civico

Museu Cívico – O museu contém uma das pinturas mais famosas do mundo: o Bom e o Mau Governo. Em 1337, o Governo dos Nove contratou Ambrogio Lorenzetti para pintar as paredes de uma sala onde se recebiam convidados que visitavam o Palácio. O objetivo da pintura era representar os ideais que norteavam o governo de Siena. Pela primeira vez na história da arte, foi pintada uma série de quadros em que o tema predominante não era religioso, mas sim político. O resultado é uma extraordinária história de como a forma de governo (separação de poderes, a participação dos cidadãos e das forças militares) é o elemento que determina o bem-estar de um povo.

Deixe seu COMENTÁRIO, COMPARTILHE nas redes sociais: Facebook, Twitter e Google+

Então, que tal conhecer Siena?

Se ainda não encontrou uma estadia, utilize o booking na sua pesquisa!

Aproveite para ver o vídeo que fiz quando fui visitar a Bela Siena!

Iaponira Diniz

Quem faz Iaponira Diniz

Nascida na cidade do Rio de Janeiro, carioca da gema, me apaixonei pela Itália na minha primeira viagem em 2009. Assim que coloquei meus “pezinhos” nesta terra decidi que era aqui que gostaria de ficar durante um bom tempo… Depois da minha primeira viagem por essas bandas, todas as minhas próximas férias foram dedicadas exclusivamente para conhecer e explorar ainda mais este maravilhoso País!!! Apaixonada por vinhos, queijos, massas, doces, viagens, onde mais eu poderia estar??

16 ideias sobre “Siena – Cidade do Palio

  1. Olá Iaponira, é muito interessante e importante os comentários sobre os locais na Itália, estarei na região da Toscana no mês de junho e não poderei deixar de conhecer Siena, pelo visto é maravilhosa. Vale a dica. Obrigada.

    • Oi Katia,
      Acho que você vai aproveitar bastante. 🙂
      A Toscana tem lugares incríveis, na verdade, a Itália, sou apaixonada por esse país.
      Curta bastante a sua viagem.

      Grande abraço,
      Iaponira Diniz

  2. Fiquei encantada, e com um pouco de inveja sua, no bom sentido é claro. Um dia quem sa be consiga realizar este sonho. Um abraço, que Deus te proteja.

  3. E muito linda,Duomo Siena ! Amo a Itália e tudo de bom que vem dela , vivi por ai 1 ano em Firenze , vai ser muito bom voltar na it outra vez…Fe em Deus! gosto muito do blog -sabores da Itália.Moro atualmente na Bahia , beijo
    vera amorim

  4. é maravilhoso estar numa cidade tão bonita como SIENA parabéns para vc Iaponira talves um dia eu tenha este sonho realizado mas o meu primeiro sonho é me formar em gastronomia,pois eu já estou estudando e para o ano que vem estarei me formando.beijos Risael Sybalde.

    • Oi Risael,

      Siena é realmente muito bela, tem toda uma atmosfera medieval, realmente uma das cidades que amo.
      Continue seguindo seu sonho e termine seu curso de Gastronomia, quem sabe depois você vem fazer uma especialização aqui na Itália.
      Obrigada pelo seu comentário. 🙂

      Grande abraço,
      Iaponira Diniz

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *