Tiramisù

Tiramisu blog

As origens do Tiramisù são muito incertas , pois cada região teria “inventado” esta deliciosa sobremesa. Por conta da popularidade do Tiramisù existe uma espécie de disputa entre as regiões da Toscana, Piemonte e Veneto.

A versão oficial coloca o nascimento do tiramisù , no século XVII , quando alguns confeiteiros de Siena decidiram fazer um doce especial para comemorar a chegada do grão-duque da Toscana, Cosimo de Medici.
O doce deveria refletir a personalidade do grão-duque, que era uma pessoa muito importante, simples e literalmente amava doces. Assim nasce o Tiramisù criado com ingredientes simples e muito saboroso, naquela época foi chamado de “zuppa del duca” em homenagem ao duque que levou com ele a receita para Florença sendo rapidamente difundida em toda a Itália. Diz a lenda que este doce tornou-se a sobremesa preferida dos nobres que diziam que os ingredientes eram afrodisíacos e excitantes, daí o nome Tiramisù, que seria mais ou menos traduzido como “me puxa para fora” ou “saio de mim”.
Existe uma versão não oficial que diz que o Tiramisù foi inventado por um confeiteiro de Turim, que se encontra na região de Piemonte, para homenagear Camillo Benso , Conde de Cavour um dos responsáveis pela unificação da Itália.
A região de Veneto também tem a sua própria versão desta receita afirmando que este doce  teria sido inventado no restaurante “El Toula” situado em Treviso.

Dificuldade: Baixa                                Preparação: 40 min.

Quantidade: 8 pessoas

INGREDIENTES:

6 ovos médios                      120 grs de açúcar                    500 grs de mascarpone

400 grs de biscoito champagne                                            Cacau em pó

Café – para banhar o biscoito(adoçar a gosto)

MODO DE FAZER:

Separe as gemas e adicione metade do açúcar (60 grs), bata na batedeira até obter um creme uniforme .tiramisu_seq1Adicione o mascarpone. Em outro recipiente bata as claras em neve, adicione pouco a pouco a outra metade do açúcar sempre batendo na batedeira. Depois das claras montadas em neve com o açúcar acrescente a mistura do mascarpone com as gemas. A mistura das claras com o creme deve ser feita com  uma colher em movimentos suaves de baixo para cima.tiramisu_seq2O tiramisù pode ser montado em formas pequenas ou uma tigela grande. Para iniciar a montagem coloque uma porção do creme no recipiente e posteriormente o biscoito champagne banhado no café. Atenção para não deixar o biscoito muito molhado.tiramisu_seq3Prepare as camadas de biscoito e creme, e para finalizar cobrir com cacau em pó. Se preferir para enfeitar pode se colocar lascas de chocolate meio amargo ou chocolate ao leite sobre o cacau em pó.tiramisu_seq4Leve a geladeira pelo menos por 5 horas para obter a consistência desejada do creme, assim estará pronto para ser servido.

Dica 1: Existem algumas variações dos ingredientes deste maravilhoso doce. Uma dica é ao invés de misturar o creme de ovos e mascarpone com as claras em neve, se pode substituir as claras por creme chantilly, ou seja, creme de leite fresco próprio para se fazer o creme chantilly. (Bater na batedeira o creme de leite até se transformar em chantilly e depois adicionar na própria batedeira o creme de ovos e mascarpone)

Dica 2: O mascarpone é um tipo de queijo italiano muito utilizado nas receitas. Onde encontrar:

Pão de Açúcar

Zona Sul

Não esqueçam de deixar seus comentários!!

BUON APPETITO!!

 pensou em ter mais receitas simples, práticas e fáceis como essa?

Quem sabe recordar os aromas e sabores de quando a Nonna cozinhava… 

Clique aqui e conheça o meu e-Book!

Divulgacao e-Book

E se você gosta de vinhos não pode deixar de conhecer meu Blog SaporeDiVino.

Clique aqui para conhecer!

Divulgacao Sapore 600

Iaponira Diniz

Quem faz Iaponira Diniz

Nascida na cidade do Rio de Janeiro, carioca da gema, me apaixonei pela Itália na minha primeira viagem em 2009. Assim que coloquei meus “pezinhos” nesta terra decidi que era aqui que gostaria de ficar durante um bom tempo… Depois da minha primeira viagem por essas bandas, todas as minhas próximas férias foram dedicadas exclusivamente para conhecer e explorar ainda mais este maravilhoso País!!! Apaixonada por vinhos, queijos, massas, doces, viagens, onde mais eu poderia estar??

Assine a minha lista para receber dicas, receitas e atualizações do Blog, e ganhe um e-Book com 10 receitas italianas!

Respeito sua privacidade!! NUNCA enviarei SPAM!!

31 ideias sobre “Tiramisù

  1. Olá!
    Na minha cidade, procurei por muitos lugares até encontrar alguemque fizesse o tiramissú, encomendei ficou gostoso afinal. Porém, quero fazer eu mesmo.
    Pergunto, vendo as ilustrações, acredito ser uma quantidade pequena tipo 8 copinhos de sorvetes. Pretendo dobrar as quantidades para 12 ovos 240 gr de açucar, 1000 de queijo mascarpone, 800 gramas de biscoitos champagne, enfim….
    Dá certo igual?
    ou fica complicado?
    Obrigado!
    AGENOR PAULETO
    PASSO FUNDO-RS

  2. Fiz o Tiramissu.Que sabor delicioso! O meu não ficou com a consistência desejada.Provei em Roma e fiquei apaixonada.Queria o meu mais consistente. Grata pela partilha

  3. Ola Laporina,
    Para mim é um prazer participar no seu blog.estou adorando e ja comecei a testar as receitas.
    A receita que costumo fazer do tiramisu leva um creme de leite batido que vai misturado no mascarpone e as claras.
    Entao a receita original italiana não leva o creme de leite?
    Vou experimentar sem o creme e depois digo qual o resultado achei mais legal.
    Obrigada.

    • Oi Regina,
      O prazer é todo meu. Espero que você aproveite bastante as receitas!
      A receita original é sem creme de leite, mas mesmo por aqui alguns lugares fazem com “panna” que é um produto muito símile ao nosso creme de leite.
      Eu aprecio das duas formas. 🙂
      Grande abraço,
      Iaponira Diniz

    • gostaria mudar de fazer tiramissu ,mas minha cidade e pequena e mascarpone ninguem conhece inclusive eu .pede me ajudar te agradeco

      • Ola Floriza,
        Onde você mora?
        Assim posso procurar algum lugar que tenha o mascarpone, sei que é um queijo difícil de encontrar.
        Eu já ouvi dizer que algumas pessoas usam o queijo cremoso, como o Philadelphia, no lugar do mascarpone.
        Não posso garantir que a receita vai ficar igual, mas pode ser uma alternativa.
        Obrigada pelo comentário.

        Grande abraço,
        Iaponira Diniz

  4. Ciao, bella, come stai?
    Quando eu estive na Italia e comi Tiramissù pela primeira vez, fui a loucura, parecia que estava comendo um pedaço do paraíso dos doces…, tentei fazer várias vezes, mas não ficou igual, infelizmente, mas a tua receita é diferente da minha, ameiiiiiii, vou fazer e depois te conto como ficou. Acho que no seu blog descobri uma mina de ouro! 😀
    Quando vc estiver andando pelas ruas ta tua cidade, aí na Italia, respire fundo, enche o pulmão com o ar e perfumes daí, e pense em mim, saudade ta doendo!
    Beijão, a gente se fala! S2
    Sandra maria

    • Ciao Sandra,
      Tutto bene e te?
      O tiramisu é realmente um doce dos Deuses..semana passada fiz um aqui em casa que eu me superei…ficou maravilhoso!! 🙂
      Acho que o mais difícil ai no Brasil é encontrar o Mascarpone, mas depois que você fizer a receita me conta como ficou!!
      Pode deixar que vou lembrar de você quando estiver caminhando pelo centro histórico…
      Vem matar um pouquinho as saudades! 🙂
      Amei seu comentário.

      Beijos,
      Iaponira Diniz

  5. OLA SOU SONIA MORO EM CORNÉLO PROCÓPIO PR.ADOREI O SEU BLOG E MAIS AINDA ESTAS MARAVILHAS QUE VOCÊ POSTA JA TRABALHEI NA ITALIA OITO ANOS TRES MEZES POR ANO E JA PROVEI ESTA MARAVILHA DE DOCE COMO PANACÓTA E OUTROS SEM CONTAR OS GELATOS E OUTRAS DELICIAS MORRO DE SAUDADE EU ESTIVE ENTRE JENOVA E MILANO PERTINHO DE ALESSANTRIA O LUGAR CHAMA SE OVADA MUITO LINDO OBRIGADA POR ME FAZER VOUTAR NA LEMBRANÇA A ESTE MARAVILHOSO LUGAR O QUE VIVI E APRENDI É PARA SEMPRE.

    • Oi Sonia,

      Adorei sua mensagem!! Fico feliz de poder te trazer boas recordações aqui da Itália.
      Eu imagino como você deve sentir saudades, espero que eu consiga diminuir um pouquinho através do meu blog.
      Muito obrigada pelo seu comentário. 🙂

      Grande abraço,
      Iaponira Diniz

  6. Olá… Sou Leila, moro em Curitiba e estou maravilhada com o seu blog. É como diz: “De encher os olhos e salivar a boca” rsrrs. Quero muito tentar fazer o Tiramisú, mas não estou conseguindo o mascarpone. Quando conseguir fazer informo o resultado..rrrsrs. Acho a Itália linda cheia de encantos, embora ainda não tenha tido oportunidade de conhecer pessoalmente. Contudo, agradeço a você por dividi-lá comigo. Muito sucesso!!

    • Oi Leila!! Fico feliz por você estar gostando do blog. Espero continuar compartilhando todas as minhas experiências aqui e cada vez vocês apreciem ainda mais, assim como se tiver alguma consideração a fazer para que possa melhorar o Blog é só falar.
      Quanto ao mascarpone, não sei se em Curitiba tem o supermercado Pão de Açúcar, mas era onde eu encontrava quando morava no Rio de Janeiro.
      Vou ficar aguardando ansiosamente o seu comentário quando fizer o tiramisù. 🙂
      Obrigada pelas suas palavras, e quando vier por aqui é só me avisar. Abraços!

    • Oi Leila!! Fico feliz por você estar gostando do blog. Espero continuar compartilhando todas as minhas experiências aqui e cada vez vocês apreciem ainda mais, assim como se tiver alguma consideração a fazer para que possa melhorar o Blog é só falar.
      Quanto ao mascarpone, não sei se em Curitiba tem o supermercado Pão de Açúcar, mas era onde eu encontrava quando morava no Rio de Janeiro.
      Vou ficar aguardando ansiosamente o seu comentário quando fizer o tiramisù. 🙂
      Obrigada pelas suas palavras, e quando vier por aqui é só me avisar. Abraços!

  7. Ola Amiga e agora Colega de Blogagem também,
    fiz questão de comentar teu primeiro, que coincidentemente é minha sobremesa favorita, para te desejar muito sucesso na blogosfera. Que esse espaço sirva para compartilhar com “muuuitos” tuas experiências que imagino que estejam sendo maravilhosas. Ah, incluída no meu blogroll!
    Abbracci mille!

    • Oi amiga!! Temos muitas figurinhas para trocar…Além de totalmente apaixonada pela Itália me descobri ainda mais pela culinária. A minha ideia e colocar aqui todas as minhas novas experiências! Espero que as pessoas curtam!! Obrigada pelo comentário!! Tanti baci.
      P.S.: Aguardo uma visita física e não só virtual!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *