Toscana – Fim de Semana – Monteriggioni

Não sei se vocês lembram do último post sobre a Toscana, eu estava em Colle di Val D’Elsa e tinha acabado de almoçar… 🙂 Acho que uma das minhas últimas frases foi “… minha sorte é que ainda tenho um outro “borgo” para visitar e desgastar as calorias do almoço“, e foi então que nos dirigimos para Monteriggioni…

Cidades próximas:       Siena – 23 Km        Florença – 55 Km

monteriggioni3-toscana- sabores italiaE que bela SURPRESA!!  De longe avistamos o castelo que tem uma forma elíptica e suas torres parecem formar uma coroa. Foi construído entre 1213-1219 sobre uma colina, possui 14 torres, duas portas de entrada e uma área de somente 99 km².monteriggioni-toscana- sabores italiaComo vocês podem ver é simplesmente impressionante uma cidadezinha no alto de uma colina toda murada que durante muitos anos foi uma verdadeira fortaleza. Monteriggioni com toda a certeza é um dos “borgos” mais visitados e conhecidos da Itália, é famoso não só por seus ilustres visitantes como Ted Kennedy, Tony Blair, mas também por ter sido citado na conhecida obra literária de Dante Alighieri “Divina Commedia”. Ahhh… tem mais uma curiosidade sobre esse lindo “borgo”, para aqueles que gostam de jogos eletrônicos, Monteriggioni é uma das cidades escolhidas para ambientar o famoso jogo “Assassin’s Creed”, que é uma série centrada em batalhas travadas entre assassinos e templários.

Porta Monteriggioni Toscana Sabores ItaliaDepois de algumas curiosidades sobre Monteriggioni, esse lindo lugar na Toscana, vamos a minha experiência para conhecer essa preciosidade.  Chegamos já no fim da tarde e ainda assim conseguimos aproveitar bastante, a visita pode ser feita em até mesmo uma hora, mas se quiser aproveitar um pouco mais existe um passeio que pode ser feito caminhando pelos muros do castelo, vou falar disso um pouco mais adiante. Monteriggioni possui somente duas portas de entrada, essa que vocês estão vendo na foto é a entrada principal que fica na direção da cidade de Siena e se chama porta “Romea“, a outra porta se chama “Fiorentina”, também conhecida como “Porta di San Giovanni” e sua entrada é exatamente na direção de Florença. Piazza principale saboes italiaDepois de atravessar a porta principal do castelo e caminhar por poucos metros chegamos diretamente a “Piazza Roma”, praça principal de Monteriggioni cercada de casas que possuem um estilo renascentista e foram habitadas por nobres locais e comerciantes ricos. No meio da praça existe um poço cuja lenda diz que no fim existe um caminho que leva diretamente a Siena por onde se poderia fugir em caso de invasão do castelo. Chiesa 2 Monteriggioni Toscana Sabores ItaliaAlém da praça podemos apreciar a igreja de “Santa Maria Assunta”, construída entre 1213 e 1235 em estilo romano e gótico. Possui uma única nave  muito ampla e retangular, sua fachada é policromática, ou seja, possui cores diversas, infelizmente não se consegue ver na foto, assim como a torre e seu sino que foram construídos no século XVIII.

Percorso Mura monteriggioni toscana- sabores italiaComo citei anteriormente existe um passeio que se pode fazer pelos muros do castelo, infelizmente quando eu estive ali, por conta do horário, não consegui fazer, mas já anotei na minha agenda que preciso retornar para fazer essa caminhada. Para aqueles que apreciam museu, Monteriggioni hospeda o Museu das Armas onde se pode apreciar reproduções fiéis de armas e armaduras referentes aos períodos medieval e renascentista. Monteriggioni - impactoRealmente eu fiquei encantada com Monteriggioni, acho que pela foto dá para imaginar a imponência do castelo e pensar que em volta tinha até um fosso como daqueles que a gente vê em filmes, mas voltando a realidade, atualmente a cidade é habitada por 42 pessoas, possui dois bares, dois restaurantes, um pequenino mercado, uma lojinha de souvenir, uma de produtos típicos e somente um hotel que dizem que é muito concorrido por ser o único efetivamente dentro do castelo.

Piazza Monteriggioni sabores italia AnoitecerPara terminar o post de hoje queria mostrar para vocês essa foto que fizemos quando já estávamos nos despedindo desse lindo lugar, não sei se vocês conseguem reparar, até mesmo porque a foto não está grande coisa, mas eu pelo menos consigo sentir uma atmosfera medieval. Quanto a arvore de Natal é porque eu estive ali exatamente no fim de semana anterior a comemoração do Natal.  🙂

DICAS:

Hotel  Monteriggioni – único hotel dentro do castelo

Museu e Caminhada pelos MurosPasseios

P.S.: Se vocês precisarem de alguma ajuda para entender os sites é só deixar um comentário aqui na página que eu auxilio com a tradução do italiano. Acredito que eles tenham uma versão em inglês, mas se precisarem não hesitem em deixar um comentário.

E agora que tal saborear um pouquinho de Monteriggioni?

BUON APPETITO!!

Não esqueçam de deixar seus comentários!!!

Iaponira Diniz

Quem faz Iaponira Diniz

Nascida na cidade do Rio de Janeiro, carioca da gema, me apaixonei pela Itália na minha primeira viagem em 2009. Assim que coloquei meus “pezinhos” nesta terra decidi que era aqui que gostaria de ficar durante um bom tempo… Depois da minha primeira viagem por essas bandas, todas as minhas próximas férias foram dedicadas exclusivamente para conhecer e explorar ainda mais este maravilhoso País!!! Apaixonada por vinhos, queijos, massas, doces, viagens, onde mais eu poderia estar??

Assine a minha lista para receber dicas, receitas e atualizações do Blog, e ganhe um e-Book com 10 receitas italianas!

Respeito sua privacidade!! NUNCA enviarei SPAM!!

Uma ideia sobre “Toscana – Fim de Semana – Monteriggioni

  1. Pingback: Toscana - Staggia Senese - Sabores da ItaliaSabores da Itália

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *