Toscana – Fim de Semana – Staggia Senese

Chegamos ao fim do nosso final de semana visitando “borghi medioevali” (castelos) na Toscana. Nossa visita anterior foi ao “borgo” de Monteriggioni e nos despedimos da Toscana no domingo visitando “La Rocca di Staggia” que fica na cidade de Staggia Senese.

Cidades próximas:       Siena – 22 Km        Florença – 61 KmToscana Staggia Senese Sabores Italia

Essa visita foi muito especial porque sem querer descobrimos um castelo onde o início da sua construção data do ano de 994!! Isso mesmo antes do ano 1000!! A particularidade deste castelo é que ele foi restaurado e atualmente existe uma fundação que é responsável por amostras e atividades cultToscana Staggia Senese Entradaurais com foco em arte contemporânea que acontecem durante o ano. A diferença de Monteriggioni é que o castelo da Rocca di Staggia é fechado, se paga para fazer a visitação (5 euros), a cidade fica em torno do castelo onde hoje ainda se consegue ver um muro que determinava os seus limites.Toscana Staggia Senese muro

Chegando no castelo fomos recepcionados por uma senhora chamada Donatella que nos guiou durante toda a visitação. Ela  nos contou sobre os dez séculos de história do castelo, desde a sua construção, como já disse anteriormente em 994, passando pelas guerras que ocorriam entre Florença e Toscana Staggia Senese Visao GeralSiena, a construção do muro feita no século XII para impor os limites da cidade até a restauração do castelo que ocorreu de 1997 a 2006.   Depois desta “pequena” introdução que deve ter demorado mais ou menos uma hora, iniciamos a visita ao castelo, e já na entrada podemos ver colunas de um período da história Toscana -Interno staggia_seneseque são muito antigas. A particularidade deste castelo e que podemos visitar seus cômodos, e em cada um deles existe alguma representação de arte contemporânea, como vocês podem ver na figura ao lado. A nossa querida guia, Sra. Donatella, além de fazer referência a  acontecimentos de um determinadToscana Staggia Senese arte1o período histórico aproveita também para nos explicar o conceito e definição de cada obra de arte contemporânea, para aqueles que apreciam é realmente uma aula de cultura onde se pode viajar em histórias de dez séculos atrás relacionadas a modernidade de um tipo de arte, definitivamente tem um sabor muito especial. Bem, depois de visitarmos todo o castelo e conhecer um pouquinho de história Toscana Staggia Senese Caminhochegou a hora de fazermos uma caminhada nos muros do castelo…Olha eu ai?! 🙂 Foi simplesmente emocionante. Nessa caminhada podemos ver os limites da cidade e acreditem se quiser, podemos identificar de muito longe o castelo de Monteriggioni, vocês lembram? “La Rocca di Staggia” fica exatamente situada na direção de Monteriggioni, uma posição estratégica para os tempos de gueToscana Staggia Senese Vegetacaorra, assim as fortalezas podiam se comunicar em caso de ataques. Finalizo o post com uma foto tirada por mim de uma típica vegetação da Toscana, não sei se para vocês é interessante, mas eu me encantei com esse tipo de arbusto, totalmente pelado por causa do inverno e de uma cor laranja incrível… Sensações da Toscana!!

Pensando em visitar a Toscana? Faça sua reserva pelo Booking!

Se gostaram do post deixem seus comentários!!

P.S.: Dessa vez vou ficar devendo um vídeo, não achei nada de interessante para mostrar para vocês. 🙁

 

Iaponira Diniz

Quem faz Iaponira Diniz

Nascida na cidade do Rio de Janeiro, carioca da gema, me apaixonei pela Itália na minha primeira viagem em 2009. Assim que coloquei meus “pezinhos” nesta terra decidi que era aqui que gostaria de ficar durante um bom tempo… Depois da minha primeira viagem por essas bandas, todas as minhas próximas férias foram dedicadas exclusivamente para conhecer e explorar ainda mais este maravilhoso País!!! Apaixonada por vinhos, queijos, massas, doces, viagens, onde mais eu poderia estar??

Assine a minha lista para receber dicas, receitas e atualizações do Blog, e ganhe um e-Book com 10 receitas italianas!

Respeito sua privacidade!! NUNCA enviarei SPAM!!

2 ideias sobre “Toscana – Fim de Semana – Staggia Senese

  1. Bom dia! Mto legal seu blog!
    Se possível teria como me passar o contato da guia Donatella?!
    Estou indo pra toscana agora em maio e gostaria de entrar em contato com ela. Vc contratou como ela? Indicação? No hotel te passaram a informação?
    Qlq ajuda é bem-vinda
    Obrigada desde já!
    Um abraço

    • Oi Flaviana,
      Que bom que você gostou do Blog! 🙂
      A Donatella eu conheci diretamente no Castello.
      Não foi indicação de ninguém, nem mesmo do hotel.
      Passei um fim de semana na Toscana, e decidimos visitar alguns borgos e entre eles tínhamos selecionado Staggia Senese.
      Bela surpresa quando chegamos lá e encontramos a Donatella.
      Se você precisar de mais alguma coisa pode também me mandar um e-mail. (contato@saboresdaitalia.com) 🙂

      Grande abraço,
      Iaponira Diniz

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *